Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Em evento na Espanha, Itaipu apresenta estratégias de desenvolvimento

Itaipu

Atuação territorial

Em evento na Espanha, Itaipu apresenta estratégias de desenvolvimento

Binacional foi uma das participantes da programação paralela da 4.ª Conferência Internacional de Financiamento para o Desenvolvimento.

2 min de leitura
Em evento na Espanha, Itaipu apresenta estratégias de desenvolvimento
Itaipu participa, com frequência, da agenda de eventos globais em áreas como sustentabilidade. Foto: Romeu de Bruns/Itaipu Binacional
Publicidade

Itaipu Binacional participou, nesta semana, da programação da 4.ª Conferência Internacional de Financiamento para o Desenvolvimento (FFD4), realizada em Sevilha (Espanha). O evento está vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia também:
Na prévia da COP30, Itaipu defende soluções locais e abordagem territorial

Publicidade

A delegação brasileira promoveu, como parte das atividades paralelas à conferência, o painel “Inovando a Cultura do Financiamento: Perspectivas do Sul Global”.

Carlos Carboni, diretor brasileiro de Coordenação, representou Itaipu no debate, coordenado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

De acordo com Macedo, o governo brasileiro está comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enunciados pela ONU na Agenda 2030.

Publicidade

“Passamos por um momento complexo, de grandes desafios no cenário mundial. Mas, mais do que nunca, é preciso reforçar a cooperação para viabilizar financiamento para as metas da Agenda 2030”, afirmou Macedo, citado pela assessoria de Itaipu.

No evento, a binacional apresentou seu modelo de atuação territorial em prol do desenvolvimento, em parceria com prefeituras, entidades e comunidades.

Publicidade

Carboni enfatizou o programa Itaipu Mais que Energia, que atua em 434 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Representantes de cada uma das cidades estão distribuídos em 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental. Tais núcleos desenvolvem ações como diagnósticos e planejamento de ações voltadas ao desenvolvimento local.

Novos editais de Itaipu

O diretor mencionou dois editais lançados por Itaipu para o fomento de ações sociais e de transição energética, bem como de cuidados com o solo e a água. Assim, a empresa espera contribuir com a redução da pobreza e o enfrentamento da crise climática.

“A ação socioambiental faz parte da missão institucional da Itaipu e está diretamente relacionada ao negócio da empresa. É preciso boa qualidade ambiental e boas condições sociais e econômicas para assegurar o futuro da produção hidrelétrica”, realçou.

Além da binacional, participaram do painel representantes de entidades como a Fundação Banco do Brasil, BNDES e Banco da Amazônia.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário