Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Na prévia da COP30, Itaipu defende soluções locais e abordagem territorial

Itaipu

Conferência do clima

Na prévia da COP30, Itaipu defende soluções locais e abordagem territorial

Binacional participou, na Alemanha, das reuniões preparatórias para a cúpula que acontecerá em novembro na cidade de Belém (PA).

2 min de leitura
Na prévia da COP30, Itaipu defende soluções locais e abordagem territorial
Diretor Carlos Carboni e Lígia Leite Soares representaram Itaipu no evento. Foto: Romeu de Bruns/Itaipu Binacional
Publicidade

Itaipu Binacional participou, na Alemanha, da 62.ª reunião da Conferência dos Órgãos Subsidiários (SB62) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia também:
Itaipu apresenta ações em inovação e energia limpa no Energy Summit

Publicidade

Encerrado nessa quinta (26), em Bonn, o encontro teve como objetivo preparar as discussões para a COP30, marcada para novembro em Belém (PA).

Itaipu esteve representada pelo diretor brasileiro de Coordenação, Carlos Carboni, e pela chefe do escritório de Brasília, Lígia Leite Soares.

De acordo com a assessoria, a binacional levou ao evento experiências em áreas como agricultura regenerativa, inovação e financiamento de iniciativas sustentáveis.

Publicidade

“Itaipu é pioneira na transição energética e uma referência nas ações que desenvolve no território, que têm como característica valorizar o conhecimento local”, destacou Carboni.

Apoiadora da COP30, a empresa trabalha em conjunto com órgãos governamentais para construir uma agenda de ação para a conferência. O Brasil tem como proposta fazer com que o evento fique marcado como a “COP da Implementação”.

Publicidade

Conforme Carboni, muitas das ações discutidas para frear as mudanças climáticas coincidem com práticas já adotadas pela hidrelétrica.

“Itaipu tem muito a contribuir, porque vem atuando há muito tempo no território, com foco nas pessoas e no meio ambiente”, indicou Carboni.

“Muitas medidas que tomamos para garantir água para a produção energética são as mesmas que dão mais resiliência para o enfrentamento da crise climática”, agregou.

Itaipu apresentou, na Alemanha, iniciativas como o programa Desenvolvimento Rural Sustentável, que presta assistência técnica a mais de sete mil produtores.

Além disso, a empresa expôs programas para o desenvolvimento de fontes renováveis de energia, estruturação da coleta de lixo reciclável, conservação de água e solo em áreas agrícolas e regeneração de ambientes de Mata Atlântica.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário