Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Itaipu receberá evento do GSI sobre segurança das fronteiras

Itaipu

Arco Sul-Sudeste

Itaipu receberá evento do GSI sobre segurança das fronteiras

Atividade coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional acontecerá entre os dias 27 e 28 de agosto, nas instalações da usina.

2 min de leitura
Itaipu receberá evento do GSI sobre segurança das fronteiras
Fórum em Itaipu discutirá questões relacionadas às fronteiras meridionais do Brasil. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade

A usina de Itaipu receberá, nos dias 27 e 28 de agosto, o II Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras no Arco Sul-Sudeste. O evento tem a organização do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República.

Leia também:
Itaipu e programa da ONU levarão assistência técnica a produtores rurais

Publicidade

As atividades estão marcadas para o Centro de Recepção de Visitantes da binacional, localizado na Avenida Tancredo Neves, Região Norte de Foz do Iguaçu.

Divulgação do evento em Itaipu
Divulgação oficial do evento na usina de Itaipu

De acordo com Itaipu, estarão em pauta temas como o combate à criminalidade na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Além disso, crimes com reflexos no cenário nacional e no entorno regional entrarão no foco das discussões.

O fórum também abordará a elaboração da Estratégia Nacional de Fronteiras, intermediando a articulação entre governo e sociedade civil.

Publicidade

Itaipu cita que a estratégia atualizará diagnósticos sobre os crimes transfronteiriços e apresentará recomendações para políticas públicas mais eficazes.

Estarão presentes no evento gestores de segurança pública de dez estados, bem como representantes de órgãos federais de segurança e de controles migratório, aduaneiro, sanitário e ambiental.

Publicidade

Conforme Itaipu, participarão também autoridades, professores e especialistas procedentes da Argentina e do Paraguai.

Ademais, entidades locais, como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico Social de Fronteira (IDESF), terão voz nos debates.

Entre as autoridades aguardadas, destaque para os ministros Marcos Amaro (GSI), José Múcio Monteiro (Defesa) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública).

A lista divulgada por Itaipu cita ainda Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

(Com informações de Itaipu Binacional)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário