A usina de Itaipu receberá, nos dias 27 e 28 de agosto, o II Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras no Arco Sul-Sudeste. O evento tem a organização do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República.
Leia também:
Itaipu e programa da ONU levarão assistência técnica a produtores rurais
As atividades estão marcadas para o Centro de Recepção de Visitantes da binacional, localizado na Avenida Tancredo Neves, Região Norte de Foz do Iguaçu.

De acordo com Itaipu, estarão em pauta temas como o combate à criminalidade na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Além disso, crimes com reflexos no cenário nacional e no entorno regional entrarão no foco das discussões.
O fórum também abordará a elaboração da Estratégia Nacional de Fronteiras, intermediando a articulação entre governo e sociedade civil.
Itaipu cita que a estratégia atualizará diagnósticos sobre os crimes transfronteiriços e apresentará recomendações para políticas públicas mais eficazes.
Estarão presentes no evento gestores de segurança pública de dez estados, bem como representantes de órgãos federais de segurança e de controles migratório, aduaneiro, sanitário e ambiental.
Conforme Itaipu, participarão também autoridades, professores e especialistas procedentes da Argentina e do Paraguai.
Ademais, entidades locais, como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico Social de Fronteira (IDESF), terão voz nos debates.
Entre as autoridades aguardadas, destaque para os ministros Marcos Amaro (GSI), José Múcio Monteiro (Defesa) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública).
A lista divulgada por Itaipu cita ainda Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
(Com informações de Itaipu Binacional)