Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Usina hidrelétrica de Itaipu completa 41 anos de geração de energia

Itaipu

Usina hidrelétrica de Itaipu completa 41 anos de geração de energia

Entrada em funcionamento da primeira turbina ocorreu em 5 de maio de 1984, acumulando recordes desde então.

2 min de leitura
Usina hidrelétrica de Itaipu completa 41 anos de geração de energia
Se Itaipu e Cataratas ficassem no mesmo rio, a vazão de todas as quedas caberia em dois dos 20 condutos forçados (os tubos brancos na foto) da usina. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Publicidade

Localizada no Rio Paraná, a hidrelétrica de Itaipu recorda, nesta segunda-feira (5), os 41 anos do início da produção de energia, em 5 de maio de 1984.

Leia também:
Usina entra no livro Guinnes dos recordes por produção de energia

Publicidade

Desde que entrou em operação, a binacional pertencente a Brasil e Paraguai coleciona recordes. Em novembro de 2024, por exemplo, entrou para o livro Guinness como a maior produtora mundial de energia, com a marca de mais de três bilhões de megawatts-hora.

Cerimônia de acionamento da primeira unidade geradora de Itaipu. Foto: Arquivo Histórico/Itaipu Binacional
Cerimônia de acionamento da primeira unidade geradora. Foto: Arquivo Histórico/Itaipu Binacional

De acordo com a linha do tempo, após a assinatura do Tratado de Itaipu, em 1973, os governos de Brasil e Paraguai constituíram, no ano seguinte, a empresa binacional.

As obras começaram a ganhar forma a partir de 1975. Em 1978, houve a explosão das ensecadeiras do Canal de Desvio, para a construção da parte principal da barragem.

Publicidade

O represamento do Rio Paraná para a formação do lago de Itaipu ocorreu em outubro de 1982. Já a primeira das 20 turbinas, depois de inúmeros testes, começou a girar comercialmente em 5 de maio de 1984.

A primeira etapa do empreendimento, com 18 turbinas e potência instalada de 12,6 mil megawatts, terminou em 1991. Nos anos 2000, Brasil e Paraguai instalaram as duas últimas unidades geradoras, chegando à potência atual de 14 mil megawatts.

Publicidade

A melhor marca anual de produção na usina de Itaipu data de 2016, com um total de 103.098.366 megawatts-hora. O volume de geração a cada ano varia conforme fatores como disponibilidade de água, demanda e ações programadas de manutenção.

Transmissão da energia de Itaipu

Metade da energia de Itaipu pertence ao Brasil, e outra metade, ao Paraguai. A parte que o país vizinho não utiliza atravessa o Rio Paraná pelos linhões até a subestação da Eletrobras (antiga Subestação de Furnas) em Foz do Iguaçu.

De Foz, a energia viaja pelas linhas de transmissão até Ibiúna (SP), onde há outra subestação. Itaipu responde, atualmente, por cerca de 8% do consumo elétrico no Brasil e 86% no Paraguai.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.