Itaipu, Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) lançaram, nessa segunda-feira (3), o programa de visitação da obra do Campus Arandu.
Leia também:
Presidente Lula receberá título de Doutor Honoris Causa na Unila
Em construção em uma área cedida por Itaipu, na Região Norte de Foz do Iguaçu, o campus da Unila tem projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.
Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu; Diana Araujo, reitora da Unila; e Fernando Barbieri, representante do UNOPS no Brasil, participaram do lançamento.

O ato contou, ademais, com a presença do arquiteto Jair Valera, que integrou a equipe de Oscar Niemeyer, bem como de representantes das empresas construtoras.
A obra ficou paralisada durante uma década, devido a uma disputa judicial entre a então construtora e a universidade. A retomada da construção, determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conta com recursos da diretoria brasileira de Itaipu.
“Espero muito em breve que possamos entregar a primeira fase do Campus Arandu e fazer com que a universidade esteja a serviço de toda a população e toda a América Latina”, afirmou Enio Verri.
De acordo com Itaipu, os interessados em conhecer o novo campus poderão realizar o agendamento pelo site https://campusarandu.unila.edu.br/. As visitas acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, às 9h ou às 14h, para grupos de até 15 pessoas.
Conforme o cronograma, o Campus Arandu tem previsão de entrega total para 2027. A estrutura reunirá salas de aula, laboratórios, biblioteca, restaurante universitário e áreas de convivência, ampliando o espaço da Unila para ensino, pesquisa e extensão.
(Com informações de Itaipu Binacional)

