Rádio Clube
H2FOZ
Início » Itaipu » Investimento de Itaipu viabiliza sede própria para Unila em Foz do Iguaçu

Itaipu

Universidade pública

Investimento de Itaipu viabiliza sede própria para Unila em Foz do Iguaçu

Recursos da diretoria brasileira de Itaipu garantiram a compra do imóvel localizado no Jardim Universitário, Região Norte de Foz do Iguaçu.

3 min de leitura
Investimento de Itaipu viabiliza sede própria para Unila em Foz do Iguaçu
Vista aérea do Campus Jardim Universitário, Região Norte de Foz do Iguaçu. Foto: Moisés do Nascimento/Unila
Google News iconSiga-nos no Google News

Itaipu investiu R$ 65 milhões para a compra do imóvel do Jardim Universitário utilizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) em Foz do Iguaçu.

Leia também:
Itaipu adquire mais de 400 hectares para comunidades indígenas no Oeste

Publicidade

A transação se deu após a desapropriação do imóvel, pertencente a uma instituição particular e alugado pela universidade pública há mais de uma década. O repasse dos recursos ocorreu por meio de um convênio firmado com a Unila.

A desapropriação consta do Decreto n.º 12.706/2025, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Conforme o acordo, o campus passa a integrar o patrimônio da universidade em Foz do Iguaçu.

Assim, a Unila contará, oficialmente, com dois campi: o Jardim Universitário, na Avenida Tarquinio Joslin dos Santos, e o Integração, na Avenida Tancredo Neves.

A terceira e principal sede ainda está em construção, no antigo canteiro de obras de Itaipu, no Norte de Foz do Iguaçu. O Campus Arandu, projetado por Oscar Niemeyer, teve seus trabalhos retomados em 2025, também com recursos de Itaipu.

Enio Verri, diretor-geral brasileiro da usina, ressaltou a importância do investimento para promover a integração acadêmica, científica e cultural entre os países do continente.

“Ao investir nesse prédio e na construção do campus que tem a assinatura de Oscar Niemeyer, a Itaipu reafirma seu compromisso com a educação pública e com a diretriz do presidente Lula, que desde 2010 estabeleceu esta universidade como prioridade estratégica para a integração latino-americana”, realçou.

Universidade federal em Foz do Iguaçu

De acordo com Itaipu, a incorporação definitiva permite que a Unila deixe de arcar com o custo de aluguel, atualmente superior a R$ 426 mil. Com isso, a universidade passa a direcionar esses recursos para outras necessidades institucionais em Foz do Iguaçu.

A estrutura está composta pelo edifício central, restaurante universitário e ginásio, que somam 19,3 mil metros quadrados de área construída. Já o terreno, localizado ao lado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), mede 73,3 mil metros quadrados.

No local funcionam 27 salas de aula, 46 laboratórios de ensino, 25 laboratórios de pesquisa e sete laboratórios para práticas, bem como biblioteca, auditório, ginásio de esportes e outras instalações, totalizando 230 espaços em uso.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário