Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Itaipu lança licitação para Casa da Mulher Brasileira em Foz do Iguaçu

Itaipu

Itaipu lança licitação para Casa da Mulher Brasileira em Foz do Iguaçu

Evento contou com participação da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; valor previsto por Itaipu é de R$ 11 milhões.

2 min de leitura
Itaipu lança licitação para Casa da Mulher Brasileira em Foz do Iguaçu
Cerimônia reuniu autoridades de Itaipu, governo federal e poder público local. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Publicidade

Com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, Itaipu Binacional lançou, nessa segunda-feira (16), o edital de licitação para a construção de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em Foz do Iguaçu.

Leia também:
Itaipu inicia construção de moradias populares em Foz do Iguaçu

Publicidade

A instituição, que tem como foco o atendimento especializado às mulheres e a garantia de direitos, será a primeira em uma região de fronteira do Brasil. Até por isso, está previsto o acolhimento a mulheres de outras nacionalidades.

Ministra Cida Gonçalves prestigiou o evento organizado por Itaipu.
Ministra Cida Gonçalves prestigiou o evento organizado por Itaipu. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

De acordo com Itaipu, o investimento da binacional será de R$ 11 milhões, com previsão de início de construção em 2025 e funcionamento em 2026.

“Será um espaço para trabalhar a profissionalização e reintegração dessas mulheres na sociedade, protegendo o conceito de família”, afirmou o diretor-geral brasileiro da hidrelétrica, Enio Verri, citado pela assessoria.

Publicidade

Já a ministra Cida Gonçalves ressaltou que o Brasil, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é o quinto país do mundo com maior número de feminicídios. A cada seis horas, uma mulher é assassinada em território brasileiro.

“Esta não é uma questão só da Itaipu, da prefeitura ou do ministério, mas um problema que deve ser enfrentado por toda a sociedade. Não é possível que ninguém se comova com a violência diária contra as mulheres”, frisou.

Publicidade

Parceria liderada por Itaipu

A criação da Casa da Mulher Brasileira em Foz do Iguaçu foi formalizada em julho deste ano, por meio de convênio entre a binacional, Itaipu Parquetec, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Ministério das Mulheres.

Além do edital de licitação, foi criado durante a cerimônia o Comitê de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios e Discriminações na usina. O grupo tem o objetivo de combater eventuais casos de assédios internos da empresa.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.