
A diretoria brasileira de Itaipu divulgou, nessa quarta-feira (30), o resultado do Edital de Seleção de Propostas n.º 01/24, do programa Itaipu Mais que Energia. O anúncio ocorreu durante o II Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), em Curitiba.
Leia também:
Com apoio de Itaipu, Unioeste conclui reforma em Foz do Iguaçu
De acordo com Enio Verri, diretor-geral brasileiro, 1.666 organizações do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul apresentaram propostas no edital.

Dessas, 689 estão contempladas na primeira chamada. Itaipu prevê, para o segundo semestre, realizar uma segunda chamada, para aplicação dos recursos remanescentes.
Conforme a binacional, as entidades selecionadas atuam em 249 municípios, com projeção de beneficiar até 310 mil pessoas.
“O programa Itaipu Mais que Energia é a missão da empresa na prática. Ou seja, além de produzir energia elétrica em grande quantidade e com qualidade para o Brasil e o Paraguai, gerar desenvolvimento sustentável para ambos os países”, afirmou Verri.
As propostas atendem a pelo menos um dos quatro eixos estabelecidos no edital: conservação da biodiversidade; desenvolvimento comunitário; produção sustentável; e saúde e bem-estar social.
Além disso, Itaipu informa que o processo priorizou a atuação junto a povos originários e comunidades tradicionais; mulheres; infância e adolescência; idosos; negros; pessoas com deficiência; população de baixa renda; e agricultores familiares.
Entre as atividades financiáveis estão obras de reforma e ampliações e instalação de sistemas de energia fotovoltaica, bem como aquisição de móveis, equipamentos e veículos.
A relação completa das entidades selecionadas está disponível no site de Itaipu (clique aqui para ter acesso ao link direto).
A gestão financeira dos convênios, com o repasse dos recursos disponibilizados pela binacional, estará a cargo da Caixa Econômica Federal. O valor separado para as ações soma cerca de R$ 400 milhões.
(Com informações de Itaipu Binacional)