Canal com quase 20 milhões de inscritos no YouTube, o Manual do Mundo está entre os mais conhecidos da internet no Brasil e demais países de língua portuguesa.
Leia também:
Itaipu: projeto de revitalização do Refúgio participa de bienal de arquitetura
Na terça-feira (14), o canal publicou vídeo mostrando as “áreas secretas” da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu e Hernandarias. Em menos de 48 horas, o conteúdo já ultrapassou a marca de 400 mil visualizações, conforme contador disponível no YouTube.
A equipe comandada pelo jornalista Iberê Thenório, do Manual do Mundo, percorreu lugares de acesso restrito na hidrelétrica binacional.
Iberê caminhou, por exemplo, pela calha esquerda do vertedouro de Itaipu, estrutura construída para escoar o excedente de água no lago.
Outro ponto mostrado no vídeo do Manual do Mundo é o leito seco do Rio Paraná, logo abaixo da usina. As imagens revelam as rochas vulcânicas que ficam na base da maior hidrelétrica do mundo em produção de energia (e terceira maior em potência instalada).
A gravação do vídeo contou com o apoio da Assessoria de Comunicação Social de Itaipu. Além disso, trabalhadores de diversos setores da usina prestaram apoio às filmagens, de forma a garantir o caráter curioso e informativo do vídeo.
Para conhecer algumas das áreas que aparecem na tela do Manual do Mundo, o turista ou morador da fronteira pode reservar o passeio Itaipu Especial. Outras, contudo, estão completamente fora do roteiro de visitação, por questões operacionais e de segurança.
Gostou do vídeo? Para ver outros conteúdos do canal Manual do Mundo, clique aqui.