Itaipu Binacional está entre as cinco empresas com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) do Brasil, de um total de 2,7 mil avaliadas.
Leia também:
Itaipu investe em reciclagem e infraestrutura rural em cidade da região
Nessa quarta-feira (20), no Rio de Janeiro, o Grupo Insight Comunicação e o Portal Integridade ESG entregaram a edição 2025 do Prêmio Destaque ESG. A premiação tem o apoio de parceiros como a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Itaipu ficou na quinta colocação geral e na primeira do setor de energia elétrica. Enio Verri, diretor-geral brasileiro, e Stela Guimarães, chefe da Comunicação Social, participaram da solenidade de entrega.
Conforme o ranking, as cinco empresas mais bem avaliadas do Brasil são, nesta ordem: Natura, Banco do Brasil, Ambev, Bradesco e Itaipu.
A metodologia analisou dados públicos de 2,7 mil empresas de todo o país, buscando medir a aderência aos princípios ESG. De acordo com o diretor Enio Verri, o reconhecimento reafirma o compromisso histórico da binacional com boas práticas.
“Há 20 anos, os governos do Brasil e do Paraguai incorporaram oficialmente o desenvolvimento socioambiental à missão da Itaipu”, recordou. “Isso formalizou o que sempre fazemos: gerar energia limpa, de qualidade e barata, mas sempre com atenção às pessoas e ao meio ambiente.”
Itaipu Mais que Energia
Verri enfatizou o lançamento de ações da atual gestão, como o Programa Itaipu Mais que Energia, que expandiu a atuação da empresa para 434 municípios. Tais cidades ficam em dois estados: Paraná (399) e Mato Grosso do Sul (35).
“Em 2023, nós baixamos a tarifa da Itaipu em 26% e congelamos essa tarifa por quatro anos. Hoje, a tarifa da Itaipu é uma das mais baixas do Brasil”, afirmou. “Isso não prejudicou nossa capacidade de investir no desenvolvimento socioambiental da região.”
Conforme Verri, a empresa continuará investindo em ações sociais e ambientais, tendo como foco o desenvolvimento e a sustentabilidade do ambiente regional.
(Com informações de Itaipu Binacional)

