Inaugurado em 26 de novembro de 2025, o Mercado Público Barrageiro celebrou, nessa quarta-feira (26), seu primeiro ano de operação em Foz do Iguaçu.
Leia também:
Famílias da Vila Brás recebem chaves da casa nova em Foz do Iguaçu
A comemoração contou com a presença de autoridades como o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri. O empreendimento serviu um bolo de aniversário aos frequentadores e colaboradores, que lotaram a praça de alimentação na hora dos parabéns.
Administrado pelo Itaipu Parquetec, o espaço na Região Norte de Foz do Iguaçu reúne, atualmente, 31 boxes ocupados, incluindo lojas e empreendimentos de gastronomia, artesanato e feira.
O Mercado Público Barrageiro ocupa o prédio da antiga Cobal da Vila A, central de abastecimento que funcionou durante a construção da usina de Itaipu.
O nome Barrageiro faz, inclusive, alusão aos mais de 40 mil trabalhadores que chegaram a Foz do Iguaçu e às cidades paraguaias da fronteira para as obras da hidrelétrica.
Entre quinta-feira e domingo, o Mercado Público Barrageiro promove atividades culturais, com música ao vivo, exposições e outras atividades. De acordo com a administração, somente no primeiro ano de funcionamento, mais de 200 shows e eventos já aconteceram no local.
“Completar um ano de atividades mostra que o Mercado Público Barrageiro já faz parte do cotidiano da cidade. Ele ampliou rotas, trouxe novas experiências e fortaleceu a presença do bairro no mapa turístico de Foz do Iguaçu”, considerou Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec.
“Nosso objetivo agora é seguir qualificando esse espaço para que continue gerando oportunidades, movimentando a economia e revelando a diversidade cultural que torna nossa região única”, complementou.
Festival Barrageiro em Foz do Iguaçu
Entre sexta-feira (28) e domingo (30), o espaço promoverá o Festival Barrageiro, com atrações gratuitas para a população de Foz do Iguaçu.
O ponto alto da programação está marcado para domingo, às 19h, com apresentação da Banda Mais Bonita da Cidade, na área externa do mercado.
(Com informações de Itaipu Binacional)

