Itaipu Binacional está entre as 123 organizações selecionadas para participar do mutirão Chamada Global pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima.
Leia também:
Confira a programação dos seminários de Itaipu sobre sustentabilidade
A iniciativa, organizada pelo Governo do Brasil, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo proporcionar informação confiável à população mundial acerca das mudanças climáticas.
A lista dos projetos selecionados, que inclui atividades promovidas por Itaipu nos últimos meses, foi divulgada, na última terça-feira (28), em Brasília.
A relação inclui 123 ações de 27 países, que servirão como uma espécie de Banco de Soluções dentro do portal criado pela presidência da COP30. Conforme o cronograma, a conferência internacional sobre o clima acontecerá em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro.
Itaipu apresentou um conjunto de diversas iniciativas, como a realização de cursos e palestras com cientistas, a exemplo do climatologista brasileiro Carlos Nobre.
Além disso, influenciadores científicos, como Iberê Thenório e Átila Iamarino, dialogaram com públicos diversos sobre o tema, em eventos presenciais ou pela internet.
Em agosto, começaram as Oficinas de Formação em Educação Midiática e Desinformação Climática, para 600 jovens. Esse público participa dos 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental de Itaipu, que abrangem 434 municípios.
As oficinas, que acontecem no Paraná e no Mato Grosso do Sul, compreendem encontros presenciais, bem como formação EaD, que totalizam dez horas de atividades.
A binacional mantém, ademais, a Escola Itaipu para a Sustentabilidade, que ministra curso EaD a respeito das mudanças climáticas. A Assessoria de Comunicação Social de Itaipu também desenvolveu um site específico para tratar das mudanças climáticas.
“No campo do enfrentamento à desinformação, temos várias ações concretas para apresentar”, apontou Stela Guimarães, chefe da assessoria de Itaipu.
(Com informações de Itaipu Binacional)



