Rádio Clube
H2FOZ
Início » Itaipu » Núcleos de Cooperação de Itaipu iniciam nova rodada de encontros

Itaipu

Sustentabilidade

Núcleos de Cooperação de Itaipu iniciam nova rodada de encontros

Atividades estão programadas para ocorrer, a partir do dia 19 de fevereiro, em 21 regiões da área de influência de Itaipu.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Núcleos de Cooperação de Itaipu iniciam nova rodada de encontros
Núcleos de Cooperação de Itaipu envolvem diversos segmentos da sociedade. Foto: Enzo Rizzi/Video UP/Itaipu Parquetec

Itaipu Binacional anunciou, para o próximo dia 19 de fevereiro, o início da nova rodada de encontros dos Núcleos de Cooperação Socioambiental.

Leia também:
Itaipu conquista prêmio nacional por boas práticas em gestão de ética

Publicidade

A primeira atividade acontecerá em Paranaguá, abrindo o ciclo de 21 reuniões por todas as regiões do Paraná e pelo Sul do Mato Grosso do Sul.

De acordo com Itaipu, o sexto ciclo de encontros presenciais terá novos momentos de capacitação para os integrantes, que representam diversos setores da sociedade.

Participam, por exemplo, emissários do poder público, de instituições regionais, associações, organizações não governamentais e atores da sociedade civil organizada. Jovens entre 16 e 25 anos têm a opção de fazer uma formação em mídias digitais.

Os Núcleos de Cooperação Socioambiental integram o Convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade, firmado entre a binacional e o Itaipu Parquetec.

Conforme Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu, o terceiro ano de atuação dos núcleos trará avanços na implementação das ações planejadas.

“Com essa nova série de encontros, queremos seguir capacitando esses integrantes para que repliquem iniciativas inovadoras e sejam agentes de sustentabilidade no território”, afirmou.

Programação dos núcleos de Itaipu

Após Paranaguá, o segundo encontro ocorrerá em São Mateus do Sul, no dia 20. Na semana seguinte, outros seis encontros estão programados por Itaipu, nas cidades de Cornélio Procópio, Paranavaí, Japira, Cianorte, São Pedro do Ivaí e Londrina.

Em março, haverá reuniões em Ponta Grossa, Rio Brilhante (MS), Guarapuava, Irati, Iguatemi (MS), Maringá, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Laranjeiras do Sul, Curitiba, Cascavel, Rio Branco do Sul e Umuarama. O encerramento acontecerá no dia 26.

Criados em 2024, os núcleos abrangem 399 municípios do Paraná e 35 do Sul do Mato Grosso do Sul, na região prioritária de Itaipu.

Os colegiados funcionam como espaços de escuta ativa, formação e educação, baseados na metodologia da governança participativa.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário