Com um grande evento em Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional encerrou, na semana passada, as atividades de 2025 dos Núcleos de Cooperação Socioambiental.
Leia também:
Natal no Gramadão terá 30 dias de atrações gratuitas em Foz do Iguaçu
De acordo com a binacional, o Encontro de Integração reuniu mais de 1,2 mil representantes oriundos de todas as regiões do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul.
Os núcleos desenvolvem suas atividades em parceria com o Itaipu Parquetec. Entre fevereiro e novembro deste ano, os colegiados promoveram cerca de 200 ações virtuais e presenciais em mais de 70 cidades.
O ato de encerramento em Foz contou com a presença de autoridades como o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos.
Conforme Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu, os núcleos promovem o envolvimento direto da comunidade no desenvolvimento de políticas públicas.
“Antigamente, colocávamos as decisões nas mãos de políticos e outras autoridades que diziam o que deveria ser feito. Isso nunca deu certo. Por isso, nós, com a orientação do Governo do Brasil, decidimos fazer o contrário e colocar as decisões nas mãos de quem vive o território”, afirmou.
Representantes dos 21 núcleos articulados por Itaipu levaram para o encontro elementos culturais de seus territórios, valorizando identidades locais.
Além disso, houve uma apresentação cultural, encenada por um grupo teatral indígena de Mato Grosso do Sul, mostrando situações envolvendo os povos originários.
O evento contou ainda com uma mesa técnica que reuniu representantes de diferentes núcleos para apresentar projetos práticos desenvolvidos ao longo do ano. As atividades terão retomada em 2026.
(Com informações de Itaipu Binacional)

