O município de Altônia, no Noroeste do Paraná, recebeu, nessa terça-feira (5), o primeiro encontro do 5.º Ciclo dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, promovido pela diretoria brasileira de Itaipu e pelo Itaipu Parquetec.
Leia também:
Binacional promove capacitação para atendimento a adolescentes em Foz do Iguaçu
De acordo com a binacional, a atividade inaugurou uma série de 21 eventos programados para diversas regiões do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul.
A nova etapa, conforme Itaipu, tem como foco a estruturação dos núcleos, com formações estratégicas para a aplicação das iniciativas locais de desenvolvimento sustentável.
“Vamos agora para a prática, com participantes sendo agentes do processo e parceiros na consolidação das ações dos núcleos”, apontou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri. “Integrar os jovens neste processo garante uma abrangência muito importante.”
Durante um workshop de avaliação e monitoramento, os participantes criaram indicadores para mensurar pontos como engajamento, cooperação e agenda de impacto. Assim, poderão acompanhar os avanços dos trabalhos e planejar detalhadamente as ações.
Itaipu aponta ainda a comunicação como aspecto fundamental do trabalho. José Brito, jornalista especializado em educação midiática e comunicação estratégica, compartilhou informações e técnicas com os jovens inscritos na oficina de Educomunicação.
Divididos em quatro grupos, os participantes trabalharam com assuntos relevantes e atuais: uso de cigarros eletrônicos, energias renováveis, promoção do turismo sustentável e desmatamento dos biomas.
Em declarações à assessoria de Itaipu, a estudante Maria Júlia, de 16 anos, moradora de Caraíma, valorizou a experiência. “Aprendemos muito sobre mídias sociais, desinformação e meio ambiente”, indicou.
De acordo com o cronograma, os encontros da atual fase dos Núcleos de Cooperação Socioambiental continuarão até o final de setembro. A iniciativa integra o programa Itaipu Mais que Energia.
(Com informações de Itaipu Binacional)