
Prefeitos das cidades que integram o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (Lindeiros) estiveram, na última quarta-feira (21), na usina binacional para uma reunião com a diretoria.
Leia também:
Itaipu começa segunda fase do Projeto Moradias em Foz do Iguaçu
De acordo com Itaipu, Enio Verri, diretor-geral brasileiro, e Carlos Carboni, diretor de Coordenação, receberam a comitiva dos gestores municipais, composta por prefeitos e vice-prefeitos.
Durante o encontro, o conselho apresentou à hidrelétrica um ofício com propostas consideradas estratégias para o desenvolvimento regional no biênio 2025/2026.
Conforme a listagem, as iniciativas envolvem temas como cultura, turismo, infraestrutura, meio ambiente, tecnologia e inclusão social. A região dos Lindeiros ao lago de Itaipu abrange 15 municípios do Paraná, bem como Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.
“Recebemos as demandas dos municípios e analisaremos com toda a atenção”, assegurou Enio Verri. “São propostas maduras, alinhadas com a missão da Itaipu e que evidenciam o comprometimento do conselho com o futuro dessas cidades.”
Antônio França Benjamim, prefeito de Medianeira e presidente do conselho, agradeceu a receptividade e reforçou a parceria histórica com a usina.
“Itaipu mostra-se sempre muito parceira e nos apoiará neste plano de trabalho para o benefício da região”, avaliou.
Localizados entre a barragem em Foz do Iguaçu e o limite da área inundada em Guaíra e Mundo Novo, os municípios lindeiros cederam terras para a formação do lago de Itaipu.
Por conta disso, recebem royalties pela produção de energia, proporcionais ao território inundado. O dinheiro repassado pela usina representa parcela importante do orçamento de vários municípios, custeando serviços e obras para as comunidades.
(Com informações de Itaipu Binacional)