Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Itaipu começa segunda fase do Projeto Moradias em Foz do Iguaçu

Itaipu

Itaipu começa segunda fase do Projeto Moradias em Foz do Iguaçu

Conjunto habitacional com 60 residências tem previsão de entrega até dezembro de 2025; preparação do terreno já começou.

2 min de leitura
Itaipu começa segunda fase do Projeto Moradias em Foz do Iguaçu
Maior parte dos recursos, segundo Itaipu, vem da venda de imóveis pertencentes à usina na Vila A. Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional

Já está em andamento, em Foz do Iguaçu, a segunda fase do Projeto Moradias, parceria entre Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e prefeitura. As residências, conforme a binacional, beneficiarão moradores que ocupam áreas de risco na Vila Brás, Região Norte do município.

Leia também:
Com apoio de Itaipu, Empreendendo Futuro chegará a 2 mil estudantes de Foz

De acordo com Itaipu, a construtora responsável pelas obras iniciou o trabalho de preparação do terreno para as 60 novas unidades.

Primeira etapa, localizada em um terreno próximo. Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional
Primeira etapa, localizada em um terreno próximo, já está na etapa final de construção. Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional

O conjunto habitacional terá acesso pela Rua Cantagalo, no Jardim das Palmeiras, ao lado da Unidade de Valorização de Reciclados (UVR) Manoel da Silva. Segundo a binacional, o objetivo é concluir a construção dos imóveis até dezembro.


Perto dali, em um terreno virado para o lado do Jardim Nacional e do Três Bandeiras, está avançada a construção de outras 52 casas. As residências, com previsão de entrega no mês de julho, integram a primeira fase da parceria impulsionada por Itaipu.

Conforme o diretor-administrativo brasileiro de Itaipu, Iggor Gomes Rocha, a escolha dos locais levou em conta vários critérios, como a proximidade da comunidade de origem.

“Considera os serviços públicos disponíveis no entorno, como unidade de saúde, escola, transporte e até uma unidade de valorização de reciclados, diminuindo o deslocamento daqueles que trabalham na UVR”, destacou Rocha.

Construção usa a tecnologia wood frame, de baixo impacto ambiental.
Construção usa a tecnologia wood frame, de baixo impacto ambiental. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

Sobre o Projeto Moradias

Ao todo, o Projeto Moradias prevê 254 residências, com investimento inicialmente estimado em R$ 76,3 milhões. Desse total, Itaipu desembolsará R$ 61 milhões, oriundos da venda de imóveis pertencentes à usina na Vila A.

De acordo com a binacional, cada casa terá dois quartos, sala, cozinha e banheiro, com paredes construídas no sistema wood frame, de baixo impacto ambiental. Segundo Itaipu, o material proporciona maior conforto térmico e acústico, bem como menor tempo de construção.

Em 2024, o Projeto Moradias foi premiado na categoria Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade durante o Congresso Brasileiro de Habitação Social.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

1 comentário em “Itaipu começa segunda fase do Projeto Moradias em Foz do Iguaçu”

  1. Alex

    Casas essa que seriam somente pra moradores da Vila Brás…mas já tem gente que vai ganhar só por ter cadastro na prefeitura (Foz habita)…A prefeitura, mais uma vez querendo ganhar status com ações de outros órgãos.

Os comentários estão encerrado.