A diretoria brasileira de Itaipu recebeu, na semana passada, uma premiação na 11.ª edição do Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética, promovido pela Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República.
Leia também:
Itaipu capacita profissionais para vigilância ativa contra a dengue
De acordo com a binacional, a empresa conquistou o primeiro lugar na Categoria C. Tal categoria reúne parceiros e entes subnacionais que tenham acordo de cooperação com a CEP.
A premiação diz respeito ao trabalho Jornada para a Estruturação das Diretrizes de Diversidade, Equidade e Inclusão da Itaipu Binacional.
Implantada pelo Comitê de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão de Itaipu, a ação traçou um diagnóstico da realidade institucional da empresa.
Assim, os autores buscaram, a partir de evidências concretas, compreender o perfil de diversidade da binacional. Temas considerados sensíveis, como inclusão, segurança psicológica, assédios e discriminações, também fizeram parte do levantamento.
O trabalho resultou, por exemplo, na realização do Censo Itaipu 2025, iniciativa inédita que ouviu empregados, estagiários, aprendizes e trabalhadores terceirizados.
Reconhecimento ao esforço de Itaipu
Luiz Fernando Delazari, diretor-jurídico brasileiro, celebrou o reconhecimento ao esforço da empresa. “Esse prêmio simboliza o amadurecimento da ética como política estruturante dentro da Itaipu”, considerou.
Já a coordenadora suplente do Comitê de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão, Victoria Pedro Correa, destacou a importância do diagnóstico.
“Desde a instituição do comitê, em 2023, temos buscado promover reflexões e ações de sensibilização sobre as temáticas de diversidade, equidade e inclusão”, indicou.
“Instituímos, em parceria com o RH, uma trilha de formação que chega a todos os empregados e empregadas, com cuidado especial ao corpo gerencial, para contribuir no sentido de que Itaipu seja um ambiente que não apenas respeite as diferenças, mas as valorize e reconheça o quão importante são os diferentes olhares e vivências para a construção de uma sociedade mais igualitária e harmoniosa”, complementou.
Para saber mais sobre o prêmio, em publicação na página da usina, clique aqui.
(Com informações de Itaipu Binacional)

