Até o dia 11 de novembro, cidades do Paraná e do Mato Grosso do Sul receberão edições do seminário ODS na Prática: Agenda 2030 para a Transformação no Território, promovido pela diretoria brasileira de Itaipu.
Leia também:
Diretor-geral de Itaipu participa da abertura da Pré-COP30 em Brasília
Como convidadas, a binacional está trazendo a cientista Fabiana Romanelli e a ativista climática Mahryan Sampaio, que dividirão a agenda de eventos.
De acordo com Itaipu, Romanelli estará, nesta semana, em Pérola (21), Cianorte (23) e Maringá (24). Em seguida, irá para Matinhos (28), São Mateus do Sul (29), Curitiba (30) e Almirante Tamandaré (31).

Já Sampaio retomará as atividades em novembro, com seminários nas cidades de Jacarezinho (4) e Cornélio Procópio (5).
Simultaneamente, Fabiana estará em Ivinhema (4) e Itaquiraí (5), no Mato Grosso do Sul. Conforme Itaipu, a cientista retornará ao Paraná para encerrar o ciclo de eventos em Londrina (6), Ivaiporã (7) e Paraíso do Norte (11).
Os seminários integram o calendário dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, criados por Itaipu em 2024. Para fazer a inscrição gratuita, basta preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/h3cJpkGrZCHFy9hp8.
Sobre Fabiana Romanelli
Convidada por Itaipu, Fabiana Cristina de Campos Romanelli é doutora em Ciências, especialista em Sustentabilidade e Inovação Educacional.
Ademais, possui mais de 20 anos de experiência em gestão pública, desenvolvimento territorial e políticas de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).
Atuou em cargos estratégicos no governo do Paraná e em organizações como Sanepar, FAEP/Senar e FIEP. Participou das Conferências da ONU sobre o Clima (COP28 e COP29), representando o Brasil em discussões globais sobre sustentabilidade.
Atualmente, dirige a consultoria Arquitetura para a Vida. De acordo com Itaipu, acredita no poder da coletividade, da escuta ativa e da educação como força de transformação social.
Sobre Mahryan Sampaio
Ativista climática, Mahryan Sampaio foi escolhida como uma das embaixadoras da Juventude pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Internacionalista, com pós-graduação em Direitos Humanos e Lutas Sociais pela Unifesp, preside o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA).
Fundou e dirige o Instituto Perifa Sustentável, mobilizando comunidades para a construção de uma agenda socioambiental justa e inclusiva. Segundo Itaipu, participou de quatro Conferências da ONU sobre o Clima (COP26 a COP29).
(Com informações de Itaipu Binacional)

