O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, participou da abertura da Pré-COP, em Brasília, na segunda-feira (13). O evento integra a agenda da 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro, em Belém.
Leia também:
Itaipu completa primeira fase de usina solar flutuante no lago
O encontro em Brasília reuniu ministros, negociadores e representantes da sociedade civil, com o objetivo de dar encaminhamento às discussões da COP30.
Itaipu está entre as apoiadoras da conferência em Belém. A pedido do governo federal, por exemplo, a binacional investiu em obras de infraestrutura na capital paraense, que deixarão um legado para a população da cidade-sede.
De acordo com Enio Verri, o envolvimento da empresa na COP30 reforça o compromisso da usina com a gestão dos recursos hídricos e a sustentabilidade global.
“As ações em sustentabilidade da Itaipu produzem resultados concretos. São projetos de impacto social e ambiental que protegem o reservatório, permitindo que a binacional continue gerando energia limpa, renovável e barata para as próximas gerações, ao mesmo tempo em que beneficiam famílias e comunidades. Vamos levar todo conhecimento acumulado pela Itaipu ao longo de décadas para a COP30”, indicou.
Conforme a diretoria brasileira, recursos da hidrelétrica auxiliaram na concretização de obras em Belém, como a criação do Parque Linear da Nova Doca.
Além disso, o apoio de Itaipu possibilitou a implantação do Parque São Joaquim e a reforma do complexo do Mercado Ver-o-Peso, cartão-postal da capital do Pará.
A binacional está promovendo em Belém, ademais, políticas de incentivo à gestão de resíduos sólidos e ações de educação ambiental. A lista inclui a implantação de biodigestores em escolas públicas, principalmente em áreas rurais e insulares.
(Com informações de Itaipu Binacional)

