Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, prefeitura e Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (Fozhabita) entregarão, nesta terça-feira (25), o primeiro dos três conjuntos habitacionais do Projeto Moradias.
Leia também:
Casas da Vila A: veja a lista de imóveis à venda no leilão desta terça (25)
De acordo com a assessoria de Itaipu, a entrega oficial aos moradores das 52 residências está marcada para as 10h30, na Rua Urussanga.
O Conjunto Habitacional Marina Áureo Galdino — Mãe Marina Tunirê receberá famílias que, atualmente, vivem em áreas de risco. As residências anteriores, na Vila Brás, Região Norte de Foz do Iguaçu, ficavam às margens de um córrego, sujeitas a inundações.
O novo endereço está localizado nas imediações do bairro Três Bandeiras, na Região Nordeste, a menos de dois quilômetros da Vila Brás.
O conjunto habitacional possui fácil acesso ao comércio, ao transporte coletivo e à rede de serviços públicos em Foz do Iguaçu. Nas proximidades, a menos de um quilômetro, ficam estruturas como unidades de saúde e estabelecimentos de ensino.
Para construir as casas do Projeto Moradias, Itaipu Binacional destinou recursos obtidos com os leilões de imóveis desocupados na Vila A.
O Itaipu Parquetec desenvolveu os projetos, enquanto Prefeitura de Foz do Iguaçu e Fozhabita fizeram a seleção do terreno e das famílias.
Conforme Itaipu, o segundo dos três conjuntos habitacionais do Projeto Moradias está em construção em um terreno vizinho. Já as obras do terceiro deverão começar em 2026, totalizando mais de 200 famílias contempladas.
Após a desocupação da área de risco, o entorno do Córrego Poty, uma das nascentes do Rio Boicy, passará por processo de recuperação ambiental.
(Com informações de Itaipu Binacional)

