Menu
Guatá Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Itaipu apresenta ação de turismo sustentável em simpósio internacional

Itaipu

Itaipu apresenta ação de turismo sustentável em simpósio internacional

Trabalho aborda a capacitação e o acompanhamento dos feirantes dos boxes sociais do Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu.

2 min de leitura
Mercado Público Barrageiro é gerido pelo Itaipu Parquetec.
Mercado Público Barrageiro é gerido pelo Itaipu Parquetec. Foto: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec

Itaipu Binacional esteve presente, neste mês de maio, no Simpósio Mundial de Turismo Sustentável, realizado na cidade paulista de Ribeirão Preto.

Leia também:
Itaipu oferece apoio técnico aos feirantes do Mercado Barrageiro

A Assessoria de Turismo da binacional levou ao evento um trabalho sobre a capacitação e o acompanhamento dos feirantes do Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu.

De acordo com Itaipu, o estudo apresentou a iniciativa do Programa de Boxes Sociais, coordenado pela empresa e pelo Itaipu Parquetec.

Assim, o programa destina cerca de 20% dos boxes do mercado para organizações sociais, como associações e cooperativas, compostas por produtores, pescadores e artesãos.

A ação prevê subsídios no aluguel e no condomínio por pelo menos três anos, bem como apoio técnico fornecido por Itaipu e pelo Parquetec.

O apoio consiste em cursos de formação e mentorias, para garantir a sustentabilidade dos empreendimentos. Conforme a binacional, cada entidade está recebendo atendimento personalizado, adaptado às necessidades mapeadas nas primeiras conversas.

Incentivo à economia local

Para Antonio Fernando Terna Machado, um dos autores do estudo, a iniciativa de Itaipu amplia o papel do Barrageiro em agregar valor à economia local.

“Pudemos levar ao simpósio a experiência de turismo sustentável na prática, com impactos sociais positivos, que fazem do Mercado Público Barrageiro um importante vetor de desenvolvimento na Tríplice Fronteira”, afirmou Machado.

“Porque não basta abrir espaço para inclusão. É preciso resolver as carências em conhecimento de gestão destas organizações, o que é um desafio”, apontou.

Coautor, Jorge Thiago Luiz Dalmagro, da Assessoria de Turismo de Itaipu, crê que a ação posiciona a usina na vanguarda dos programas de turismo sustentável.

Jorge Thiago e Antonio. Foto: Divulgação/Itaipu Binacional
Jorge Thiago e Antonio, autores do estudo apresentado. Foto: Divulgação/Itaipu Binacional

“O artigo despertou bastante interesse dos participantes do evento, em sua maioria profissionais do meio acadêmico”, indicou. “Eles manifestaram a vontade de conhecer de perto a ação que desenvolvemos no Mercado Público Barrageiro.”

(Com informações de Itaipu Binacional)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Repórter. Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário