Itaipu Binacional abriu, às 7h deste domingo (9), uma das três calhas do vertedouro da barragem localizada no Rio Paraná, entre Brasil e Paraguai.
Leia também:
Saiba como ajudar as famílias afetadas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu
De acordo com a usina, a abertura ocorreu por questões técnicas, devido à elevação do nível do reservatório, perto do limite operacional.
O aumento do volume de água no lago de Itaipu ocorreu em razão das chuvas que vêm caindo nos últimos dias na bacia do Rio Paraná. Além disso, aos fins de semana, há menor demanda de energia, com menos água sendo direcionada para as turbinas.

Conforme Itaipu, a abertura envolveu apenas a calha da direita, que deverá fechar ainda neste domingo, por volta das 17h. Quem quiser aproveitar para ver o vertedouro aberto, portanto, precisará aproveitar uma das visitas do período da tarde.
Em informação divulgada à imprensa, a hidrelétrica relatou que a última abertura do vertedouro tinha ocorrido no dia 13 de dezembro de 2023.
“Este intervalo de 696 dias sem uso operacional do vertedouro é o maior já registrado em Itaipu”, informou a comunicação social da usina.
A água escoada pelo vertedouro neste domingo equivale a 700 metros cúbicos por segundo (m³/s), mesma quantidade utilizada por apenas uma das vinte turbinas de Itaipu.

O Rio Paraná está entre os rios mais caudalosos do mundo, com vazão habitual acima de 10.500m³/s. A título de comparação, o Rio Iguaçu, onde ficam as Cataratas, tem vazão média de 1.500m³/s na região de Foz do Iguaçu, sete vezes menor.

