Bacia do Rio Tamanduá em Foz passará por diagnóstico das condições ambientais

Estudo abranegerá a bacia hidrográfica do Tamanduá em Foz e Santa Terezinha - Foto: Marcos Labanca/Arquivo

Objetivo é identificar riscos atuais e futuros que impactam na quantidade e na qualidade da água dos mananciais de abastecimento.

A bacia hidrográfica do Tamanduá, um dos principais rios de Foz do Iguaçu, integra o levantamento das condições ambientais, sociais e econômicas que a Sanepar realizará em 14 áreas de drenagem no Paraná. O projeto Diagnóstico Participativo deverá envolver quase cinco mil propriedades rurais em 26 municípios.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Segundo a empresa, o principal objetivo é “identificar riscos atuais e futuros que impactam na quantidade e na qualidade da água dos mananciais de abastecimento, onde há alguma limitação operacional”. Na bacia hidrográfica do Rio Tamanduá, o estudo abrange os territórios de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

O diagnóstico será com proprietários rurais e uma parte de moradores de áreas urbanas. Estão previstas visitas aos locais para aferir dados como infraestrutura, atividades desenvolvidas, caracterização ambiental, origem da água, destinação do esgoto e dos resíduos sólidos, práticas de conservação do solo e métodos de cultivo ou manejo.

“Também estão previstas reuniões comunitárias no ambiente rural para a definição das ações prioritárias e dos responsáveis pela sua execução”, informou a Sanepar. O levantamento subsidiará planos futuros de intervenções nas bacias, e os dados constarão nos planos de segurança de água.

“Estamos reunindo esforços para que o diagnóstico seja de fato participativo no levantamento de questões, ações e prioridades”, destacou diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky. De acordo com ele, a proposta é que a comunidade que faz parte do “cotidiano das bacias” seja parte na busca de soluções.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.