Veja como é feita a captura de uma onça no Parque Nacional do Iguaçu (vídeo)

Macho com cerca de dez meses foi liberado após pesagem, medição e coleta de material biológico por equipes da unidade e da usina de Itaipu.

Apoie! Siga-nos no Google News

Equipes do Parque Nacional do Iguaçu e da Divisão de Áreas Protegidas de Itaipu Binacional participaram, na manhã de quinta-feira (20), da abordagem segura a uma onça-pintada no interior da unidade de conservação. Conhecido como Pururuca, o macho tem idade aproximada de 10 meses e é filho da fêmea Indira.

Leia também:
Onça nascida em refúgio de Itaipu é levada para acasalamento em Goiás

O objetivo do procedimento, que envolveu o uso de uma armadilha na mata e de técnicas de sedação, era fazer a medição e a pesagem do animal, além da coleta de material biológico, como sangue e pelos, para avaliação de seu estado geral de saúde.

“Deu tudo certo. Todo o tempo, ela se manteve bem. Vamos fazer um hemograma e outros exames bioquímicos, e o material coletado vai colaborar também com o banco de estudos genéticos e epidemiológicos da espécie”, destacou o veterinário Pedro Henrique Teles, da Divisão de Áreas Protegidas, em material distribuído à imprensa por Itaipu.

A ação durou cerca de uma hora, e o animal foi liberado no mesmo local, assim que acabou o efeito dos sedativos. Por enquanto, Pururuca ainda não receberá um dos colares de monitoramento do projeto Onças do Iguaçu, com seu acompanhamento ocorrendo por meio de câmeras instaladas em diversos pontos da mata.

Vídeo publicado na página do Projeto Onças do Iguaçu no Facebook

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.