Guatá Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Itaipu participa de cúpula da ONU sobre desenvolvimento sustentável

Meio Ambiente

Itaipu participa de cúpula da ONU sobre desenvolvimento sustentável

Fórum Político de Alto Nível terminou nessa quarta-feira (17), nos Estados Unidos, com a apresentação de um relatório detalhando as ações do Brasil.

2 min de leitura
Apresentação do relatório brasileiro no último dia do evento. Foto: Divulgação/Itaipu Binacional
Apresentação do relatório brasileiro no último dia do evento. Foto: Divulgação/Itaipu Binacional

Itaipu Binacional foi uma das representantes do Brasil, nessa quarta-feira (17), em Nova York (EUA), durante a apresentação do Relatório Nacional Voluntário (RNV) sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia também:
Itaipu terá salas seguras para equipamentos de controle da usina

O documento detalhando os esforços dos setores público e privado e da sociedade civil para alcançar as metas da Agenda 2030 foi lançado durante o Fórum Político de Alto Nível (HLPF, na sigla em inglês), principal plataforma da ONU sobre o tema.

O RNV foi elaborado por instituições como Itaipu, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e ministérios das Relações Exteriores e do Planejamento, sob coordenação da Secretaria-Geral da Presidência.

“Quero anunciar ao mundo que o Brasil está de volta e as políticas públicas de ODS são prioridades do governo”, afirmou o secretário-geral Márcio Macêdo, durante a apresentação do documento.

Itaipu foi representada no evento pela chefe do escritório da binacional em Brasília, Lígia Leite, que destacou o papel da empresa na implementação dos 17 objetivos delineados pela ONU.

“Itaipu é parceira do governo federal, e é importante que as pessoas reconheçam como nossas ações socioambientais contribuem significativamente para a Agenda 2030. Essas iniciativas não apenas melhoram nossas operações, prolongando a vida útil do reservatório e gerando energia limpa e sustentável por mais tempo, mas, fundamentalmente, promovem um Brasil mais justo e inclusivo”, declarou.

O último RNV brasileiro foi elaborado em 2017. A nova edição reforça pontos como a retomada das ações da Agenda 2030 e integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) no Plano Plurianual do governo federal.

“É muito importante para a Itaipu estar presente na principal cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente considerando nosso histórico de cooperação internacional e desenvolvimento sustentável. O Brasil está retomando seu papel de destaque no cenário global, e a Itaipu tem muito a contribuir nesse processo”, ressaltou Lígia Leite, citada pela assessoria da binacional.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.