Atropelada na Rodovia Nacional n.º 12, na Argentina, no mês de fevereiro, uma fêmea de jaguatirica já está de volta ao ambiente natural.
A boa notícia foi confirmada pelo Centro de Resgate e Conservação de Fauna Silvestre Güirá Oga, de Puerto Iguazú. Após o atropelamento, o animal passou cerca de cinco meses no local em processo de reabilitação.
De acordo com o jornal El Territorio, da Argentina, a soltura da jaguatirica ocorreu em uma área considerada segura, dentro do Parque Nacional Iguazú.
No retorno à natureza, a fêmea está usando um colar de rastreamento via satélite, com o objetivo de monitorar seus deslocamentos e avaliar sua reintegração.
Leia também:
Cheia nas Cataratas do Iguaçu diminui; Argentina reabre passarela
Pesquisadores da Argentina e do Brasil têm acesso aos dados do colar, pois existe a possibilidade de a felina atravessar o Rio Iguaçu a nado.
Apesar de endêmica na Mata Atlântica, a jaguatirica integra a lista de espécies consideradas ameaçadas na Argentina. Atropelamentos e diminuição dos habitats naturais estão listados como os principais fatores de risco.
O Parque Nacional Iguazú preserva o lado argentino das Cataratas e integra, em conjunto com o Parque Nacional do Iguaçu, do Brasil, o maior corredor contínuo de preservação da Mata Atlântica no interior do continente.

