Moradores denunciam descaso com o Córrego Brasília, na Vila C

Moradores da Vila C denunciam o descaso com o Córrego Brasília, que passa pela Vila C Nova e Vila C Velha. Com as chuvas das últimas semanas, as manilhas do córrego entupiram e a água transbordou, levando muita sujeira e lixo para as margens.

A família de Maria Serrate, que cultiva uma horta de orgânicos nos arredores, sempre limpa o córrego por iniciativa própria, evitando o acúmulo de lixo e sujeira. No entanto, com as chuvas dos últimos dias, o volume de galhos e de lixo doméstico aumentou a ponto de entupir totalmente uma das três manilhas e deixar outra somente parcialmente aberta, dificultando o escoamento da água. “Tem lixo doméstico descendo pelo córrego e vai impedindo a passagem da água”, diz Maria. O lixo acumulado vem da região do Bela Vista e da própria Vila C.

Os moradores tentaram fazer a limpeza, como de costume, mas como alguns galhos são grandes, eles precisam de ajuda para desobstruir as manilhas. O Córrego Brasília é de vital importância para o meio ambiente porque deságua no Canal da Piracema, da Itaipu Binacional. Apesar disso, há negligência das autoridades quanto à limpeza, que acaba ficando a cargo dos próprios moradores.

Procurada pela reportagem do portal H2FOZ, a prefeitura informou que um ofício já foi emitido pela Secretaria de Meio Ambiente para fazer a limpeza, prevista para a próxima segunda-feira.

Denise Paro - H2FOZ

Denise Paro é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo da autora.

Denise Paro - H2FOZ tem 97 posts e contando. Ver todos os posts de Denise Paro - H2FOZ