Nível do reservatório de Itaipu voltou ao normal antes da data prevista

Depois de chegar a 216 metros acima do nível do mar, no pior momento, em novembro do ano passado, o reservatório está agora na cota 219,5. O nível normal oscila entre 219 e 220,30 metros acima do nível do mar, índice que deve ser atingido dentro de 10 dias.

“Estamos recuperando tudo, com uma afluência de águas acima pelas chuvas que começaram e fizeram com que recuperemos o nível antes do estimado, que era fins de fevereiro. Hoje está já no nível normal”, afirmou o conselheiro de Itaipu paraguaio Eduardo Viedna, em entrevista ao ABC Color.

Ele contou que, desde o final de dezembro, começou a recuperação do nível. Na primeira quinzena de janeiro, o nível chegou a 217 metros; em 10 dias mais, foi para 218 metros; e em 4 de fevereiro atingiu 219,5 metros. “Os 220 metros sobre o nível do mar nós vamos recuperar em mais de 10 dias, o mais tardar”, disse Viedna.

O conselheiro disse que a temporada de chuva era esperada, mas atrasou, já que devia ter começado em meados de novembro. “Este atraso foi bastante crítico em meados de dezembro, mas ao final daquele mês, quando começou a chover, recuperou-se mais o reservatório, a vazão do rio está alta e seus afluentes estão bastante bem”, afirmou.

A usina está turbinando quase 111 mil metros cúbicos de água por segundo, com as 20 unidades geradoras em funcionamento. “Estamos em plena carga”, disse o conselheiro.

Agora, há água suficiente para a produção normal da usina. Foto Alexandre Marchetti

SEM RISCO DE ENCHENTE

O nível do Rio Paraná, na Ponte da Amizade, que já chegou a ficar “próximo a inundações”, voltou ao normal nos próximos dias.

Segundo o Boletim Hidrológico de Itaipu, o rio está na cota 105,39 metros acima do mar. Até 105,59 metros, a cota é considerada normal. A partir de 105,60 ate 107,99, passa para a classificação de “próximo a inundações”.

As inundações ocorrem entre as cotas 108 e 118,79 metros. De 118,80 a 128,99, já são inundações moderadas. E acima da cota 129 metros acima do nível do mar, são “inundações severas”, quando atingem todos os pontos baixos das margens do rio, tanto no lado paraguaio como em Foz do Iguaçu.

FERRAMENTAS

No começo desta semana, o nível do Rio Paraná já estava na faixa “próxima a inundações”, quando chegou a 106,91 metros acima do nível do mar.

Os operários que trabalham no lado paraguaio da Ponte da Integração foram obrigados a remover para locais mais altos as ferramentas e materiais que estavam na parte mais baixa da margem do rio.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.