Em comemoração ao Dia Mundial da Cobra, celebrado em 16 de julho, o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, promoverá, nesta sexta-feira (11), uma ação educativa. A atividade ocorrerá em frente ao viveiro da jiboia, com a proposta de aproximar os visitantes das serpentes da Mata Atlântica.
LEIA TAMBÉM: Parque das Aves oferece experiências exclusivas durante o mês de julho
Além disso, o evento busca apresentar, de forma clara e acessível, informações sobre a importância desses animais para o meio ambiente e o equilíbrio dos ecossistemas.
Conforme Gabriela Possato, supervisora pedagógica de Educação para Conservação, do Parque das Aves, ao promover o conhecimento sobre esses animais, muitas vezes incompreendidos, busca-se também despertar empatia e quebrar mitos que ainda os associam ao perigo. “O desconhecimento muitas vezes alimenta o medo, e nossa proposta é justamente transformar essa relação”, afirma.

Atividades interativas
Durante todo o dia, os visitantes poderão participar de atividades interativas com painéis educativos e conteúdos visuais. Nesses espaços, estarão disponíveis informações, por exemplo, sobre o comportamento, as características e a importância das serpentes.
As ações foram desenvolvidas pela equipe de Educação para Conservação do parque, com foco nas espécies que ocorrem no bioma Mata Atlântica. Dessa forma, a intenção é destacar a importância desses animais, desmitificando estereótipos e conscientizando o público.
Sobre as serpentes
O Brasil abriga mais de 400 espécies de serpentes, sendo que mais de 140 vivem na Mata Atlântica. Entretanto, apesar da diversidade e importância ecológica, esses animais ainda são alvo de preconceito e desinformação.
Vale ressaltar que a atividade integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A relação é mais específica com o ODS 4, voltado à educação de qualidade, e com o ODS 15, que trata da proteção da vida terrestre e da biodiversidade.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica, e atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo. Isso ocorre por meio da visita, consumo nos restaurantes do complexo gastronômico e compras na loja de suvenires.