
O Parque das Aves está participando do 31.º Congresso da Associação Latino-Americana de Parques Zoológicos e Aquários (ALPZA). O evento ocorre até esta quinta-feira (8) em Playa del Carmen, cidade litorânea localizada no estado de Quintana Roo, no México.
LEIA TAMBÉM: Parque das Aves é reacreditado internacionalmente pela ALPZA
O congresso da ALPZA é o principal encontro da América Latina voltado a instituições zoológicas e aquários comprometidos com a conservação da biodiversidade.
Dessa maneira, o evento reúne profissionais que compartilham experiências e apresentam avanços científicos e técnicos. Além disso, o espaço é ideal para estabelecer parcerias estratégicas que fortaleçam a atuação dos zoológicos como locais de sensibilização e ação ambiental.
Representação técnica e institucional
A equipe que representa o Parque das Aves no congresso deste ano é composta por sete profissionais com atuação estratégica na instituição:
- Dra. Anna Croukamp, fundadora do Parque das Aves;
- Paloma Bosso, diretora-técnica;
- Soraya Penzin, diretora-institucional;
- Luciana Limanski, diretora-financeira;
- Cícero Luccas, diretor de Infraestrutura;
- Dayane Sales, gerente de RH;
- Bianca Fernandes, supervisora de Manejo de Neonatos.
Para Paloma Bosso, diretora-técnica do Parque das Aves, participar do congresso “é uma oportunidade de aprender com instituições que desenvolvem soluções e ferramentas relevantes para nossas operações, além de apresentar o trabalho que realizamos no Brasil. Esse tipo de troca é essencial para aprimorar nossas práticas e gerar impacto real na conservação da Mata Atlântica”.
Durante o evento, o Parque das Aves celebrou a conquista da sua recertificação institucional na cerimônia de entrega de acreditações. Sem dúvida, é um reconhecimento por parte das instituições que demonstram excelência em gestão técnica, bem-estar animal, atuação em conservação da biodiversidade, sustentabilidade, educação, pesquisa e segurança.
“Com a certificação renovada, seguimos comprometidos a operar dentro dos mais altos padrões. A missão do Parque das Aves é contínua e está sempre em evolução”, afirma Paloma.
A ALPZA mantém critérios rigorosos de avaliação para conceder esse selo de qualidade, tornando a recertificação uma validação importante, sobretudo, do compromisso contínuo do Parque das Aves com as melhores práticas do setor.
Parque das Aves será sede do 33.º Congresso da ALPZA em 2027
O Parque das Aves foi anunciado como sede do 33.º Congresso da ALPZA, que acontecerá em 2027. A escolha reforça, por exemplo, o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pela instituição no resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica. Será a primeira vez que o Paraná receberá o congresso. Ao mesmo tempo, representa uma oportunidade única para Foz do Iguaçu.
Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica, e atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo por meio, por exemplo, da visita ao parque, consumo nos restaurantes do complexo gastronômico e compras na loja de suvenires.