Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Últimas Notícias » Parque Nacional do Iguaçu ganha espaço Toca da Onça

Meio Ambiente

Parque Nacional do Iguaçu ganha espaço Toca da Onça

Itens temáticos à venda no local geram recursos para o projeto Onças do Iguaçu, que atua na preservação dos grandes felinos.

2 min de leitura
Parque Nacional do Iguaçu ganha espaço Toca da Onça
Espaço foi instalado no Centro de Visitantes, dentro da loja operada pela concessionária Urbia Cataratas. Foto: Edison Emerson/Urbia Cataratas
Publicidade

Foi inaugurado no Parque Nacional do Iguaçu, nessa quarta-feira (21), o espaço Toca da Onça, dedicado ao projeto Onças do Iguaçu, no interior da loja de lembranças do Centro de Visitantes, ponto de partida e chegada dos passeios às Cataratas do Iguaçu.

Leia também:
Pôr do sol nas Cataratas é a mais nova atração do Parque Nacional

Publicidade

De acordo com a concessionária Urbia Cataratas, os produtos temáticos vendidos no local terão parte da arrecadação destinada diretamente ao projeto e aos produtores locais responsáveis pela confecção de peças de artesanato, objetos de decoração e mel.

Equipes do ICMBio e da concessionária participaram da inauguração. Foto: Edison Emerson/Urbia Cataratas
Equipes do ICMBio e da concessionária participaram da inauguração. Foto: Edison Emerson/Urbia Cataratas

“Os visitantes ao comprarem estarão contribuindo com a conservação das onças-pintadas e levando lembranças de uma espécie que é símbolo”, apontou José Ulisses dos Santos, servidor do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e chefe do Parque Nacional do Iguaçu.

“Nosso sentimento, por parte do ICMBio, é de gratidão à concessionária por reconhecer, abraçar e dar visibilidade ao projeto e produtos produzidos pela comunidade de entorno, que são tão importantes”, complementou.

Publicidade

Apoiado pela Urbia Cataratas, o projeto institucional Onças do Iguaçu tem como missão principal a conservação da onça-pintada, atuando em Foz do Iguaçu e municípios vizinhos ao parque e promovendo ações como pesquisas, censos e monitoramentos.

Segundo Yara Barros, coordenadora do projeto, o conhecimento é parte fundamental dos esforços de conservação de uma espécie que, anteriormente, era vista como inimiga pelos moradores do entorno. “Precisamos trocar o medo por encantamento”, afirmou.

Publicidade
Onças de crochê são confeccionadas por mulheres residentes no entorno do parque. Foto: Edison Emerson/Urbia Cataratas
Onças de crochê são confeccionadas por mulheres residentes no entorno do parque. Foto: Edison Emerson/Urbia Cataratas

Algumas das peças à venda no espaço são produzidas por 15 mulheres residentes na área próxima ao parque, que integram a iniciativa Crocheteiras da Onça. As onças de crochê estão entre os destaques do catálogo, que inclui também camisetas temáticas.

Para saber mais sobre o projeto Onças do Iguaçu, clique aqui para ter acesso ao site oficial. No endereço, é possível fazer doações, cadastrar uma empresa parceira e acompanhar as ações desenvolvidas pelos participantes.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.