Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Turismo » Parque Nacional do Iguaçu ganha espaço Toca da Onça

Meio Ambiente

Parque Nacional do Iguaçu ganha espaço Toca da Onça

Itens temáticos à venda no local geram recursos para o projeto Onças do Iguaçu, que atua na preservação dos grandes felinos.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Parque Nacional do Iguaçu ganha espaço Toca da Onça
Espaço foi instalado no Centro de Visitantes, dentro da loja operada pela concessionária Urbia Cataratas. Foto: Edison Emerson/Urbia Cataratas
Google News iconSiga-nos no Google News

Foi inaugurado no Parque Nacional do Iguaçu, nessa quarta-feira (21), o espaço Toca da Onça, dedicado ao projeto Onças do Iguaçu, no interior da loja de lembranças do Centro de Visitantes, ponto de partida e chegada dos passeios às Cataratas do Iguaçu.

Leia também:
Pôr do sol nas Cataratas é a mais nova atração do Parque Nacional

Publicidade

De acordo com a concessionária Urbia Cataratas, os produtos temáticos vendidos no local terão parte da arrecadação destinada diretamente ao projeto e aos produtores locais responsáveis pela confecção de peças de artesanato, objetos de decoração e mel.

Equipes do ICMBio e da concessionária participaram da inauguração. Foto: Edison Emerson/Urbia Cataratas
Equipes do ICMBio e da concessionária participaram da inauguração. Foto: Edison Emerson/Urbia Cataratas

“Os visitantes ao comprarem estarão contribuindo com a conservação das onças-pintadas e levando lembranças de uma espécie que é símbolo”, apontou José Ulisses dos Santos, servidor do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e chefe do Parque Nacional do Iguaçu.

“Nosso sentimento, por parte do ICMBio, é de gratidão à concessionária por reconhecer, abraçar e dar visibilidade ao projeto e produtos produzidos pela comunidade de entorno, que são tão importantes”, complementou.

Apoiado pela Urbia Cataratas, o projeto institucional Onças do Iguaçu tem como missão principal a conservação da onça-pintada, atuando em Foz do Iguaçu e municípios vizinhos ao parque e promovendo ações como pesquisas, censos e monitoramentos.

Segundo Yara Barros, coordenadora do projeto, o conhecimento é parte fundamental dos esforços de conservação de uma espécie que, anteriormente, era vista como inimiga pelos moradores do entorno. “Precisamos trocar o medo por encantamento”, afirmou.

Onças de crochê são confeccionadas por mulheres residentes no entorno do parque. Foto: Edison Emerson/Urbia Cataratas
Onças de crochê são confeccionadas por mulheres residentes no entorno do parque. Foto: Edison Emerson/Urbia Cataratas

Algumas das peças à venda no espaço são produzidas por 15 mulheres residentes na área próxima ao parque, que integram a iniciativa Crocheteiras da Onça. As onças de crochê estão entre os destaques do catálogo, que inclui também camisetas temáticas.

Para saber mais sobre o projeto Onças do Iguaçu, clique aqui para ter acesso ao site oficial. No endereço, é possível fazer doações, cadastrar uma empresa parceira e acompanhar as ações desenvolvidas pelos participantes.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.