Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Cobra sucuri resgatada na Argentina é devolvida ao Rio Paraná

Meio Ambiente

Conservação ambiental

Cobra sucuri resgatada na Argentina é devolvida ao Rio Paraná

Com três metros de comprimento, animal voltou à natureza em uma área ribeirinha de Candelaria, a 280 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu.

2 min de leitura
Cobra sucuri resgatada na Argentina é devolvida ao Rio Paraná
Na região trinacional, espécie está presente no Brasil, no Paraguai e na Argentina. Foto: Gentileza/Polícia de Misiones
Publicidade

Agentes ambientais da Polícia de Misiones e do Ministério da Ecologia da província argentina devolveram à natureza, na última quinta-feira (12), uma cobra sucuri.

Leia também:
Filhote de gato-maracajá nasce no refúgio biológico de Itaipu

Publicidade

A soltura do animal ocorreu em uma área despovoada da cidade de Candelaria, vizinha ao Rio Paraná. Localizada na região metropolitana de Posadas, Candelaria fica a 280 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu.

Animal recebeu cuidados enquanto esteve sob a guarda das autoridades argentinas.
Animal recebeu cuidados enquanto esteve sob a guarda das autoridades argentinas. Foto: Gentileza/Polícia de Misiones

De acordo com o Ministério da Ecologia, a cobra pertence à espécie conhecida, no Brasil, como sucuri-amarela (Eunectes notaeus). Na Argentina e no Paraguai, o réptil recebe da população o nome de boa curiyú.

Conforme o boletim enviado à imprensa, o exemplar reintegrado à natureza tem cerca de três metros de comprimento e peso de sete quilos.

Publicidade

No período em que esteve sob a guarda das autoridades argentinas, a cobra passou por cuidados veterinários e foi avaliada por pesquisadores.

“A boa curiyú não tem veneno e tem papel fundamental para o ecossistema, pois contribui para o controle de roedores e outras espécies menores. Sua preservação colabora para a manutenção da biodiversidade em Misiones”, informa a Polícia de Misiones.

Publicidade

A devolução ao ambiente natural teve o apoio técnico de profissionais da Reserva Ecológica El Puma, localizada na província argentina.

No Brasil, a sucuri-amarela ocorre nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No restante da América do Sul, está presente em biomas da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Espécie não tem veneno e mata as presas por constrição.
Espécie não tem veneno e mata as presas por constrição. Foto: Gentileza/Polícia de Misiones

Para se alimentar, a espécie, que prefere ambientes úmidos, usa a técnica da constrição, apertando as presas com o corpo. Os maiores exemplares podem chegar a medir até 4,5 metros.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

1 comentário em “Cobra sucuri resgatada na Argentina é devolvida ao Rio Paraná”

  1. Solange

    Parabéns aos profissionais da reserva ecológica El Puma localizada na província Argentina.

Os comentários estão encerrado.