Rádio Clube
H2FOZ
Início » Mesquita Foz News » Ramadã: cerimônia na mesquita do Jardim Central reúne cerca de 600 pessoas em Foz

Mesquita Foz News

Período de jejum

Ramadã: cerimônia na mesquita do Jardim Central reúne cerca de 600 pessoas em Foz

Boas-vindas ao Ramadã teve apresentações culturais e projeção na cúpula da mesquita; jejum começou nesta quarta-feira, 18

3 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Ramadã: cerimônia na mesquita do Jardim Central reúne cerca de 600 pessoas em Foz
O público lotou a mesquita em Foz. Foto: Marcos Labanca

Cerca de 600 pessoas muçulmanas e não muçulmanas participaram, na noite dessa terça-feira, 17, da celebração de boas-vindas ao Ramadã na Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, situada no Jardim Central, em Foz do Iguaçu.

Leia também: Preconceito religioso evidencia falta de conhecimento e cultura, diz xeique – H2FOZ – Notícias de Foz do Iguaçu

Publicidade

A solenidade foi marcada por apresentações de crianças da Escola Árabe Bertoni, iluminação da mesquita e projeções com símbolos do islamismo. O público presente assistiu à cerimônia em um espaço montado em frente ao templo religioso.

Iniciado nesta quarta-feira, 18, o jejum de Ramadã ocorre no nono mês do calendário islâmico lunar. É o período no qual os seguidores do islamismo se abstêm de beber, comer, fumar e ter relações sexuais entre o nascer e o pôr do sol.

Neste mês, os muçulmanos também fazem orações pelo menos cinco vezes por dia e se dedicam mais à reflexão, autocontrole e meditação.

Na fronteira entre Brasil e Paraguai, boa parte da comunidade árabe-libanesa segue o jejum. Para os muçulmanos, o Ramadã é um mês em que foi revelado o Alcorão, livro sagrado para os seguidores do islamismo.

Jejum de muçulmanos e cristãos

Líder religioso da mesquita, o xeque Oussama El Zahed lembrou que judeus e cristãos também fazem jejum, e este ano coincidentemente o jejum dos muçulmanos e dos cristãos, que é pós-quarentena, começa junto.

Para o xeque, o jejum é um momento de família, de ter um clima de confraternização e amor. “É um mês de amor, carinho, compartilhamento e de estender o braço para pessoas carentes”, salienta.  

Foz do Iguaçu tem duas mesquitas. Além da Omar Ibn Al-Khattab, onde se reúnem os muçulmanos sunitas, há o templo Husseiniya al-Iman al-Khomeini, na Avenida José Maria de Brito, da comunidade xiita. A fronteira Brasil–Paraguai concentra a segunda maior colônia árabe-libanesa do Brasil, com cerca de 20 mil pessoas. 

A iluminação da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab será mantida durante todo o mês do Ramadã, podendo ser conferida em passeios noturnos no Jardim Central, bairro árabe que, além do templo, tem restaurantes e lojas. 

Horários de visita na Mesquita Omar Ibn-Al-Khattab:

  • segunda: das 14h às 17h30;
  • terça a sábado: das 8h30 às 11h30 e 14h às 17h30;
  • no Ramadã, o último passeio é às 17h.

Canais:
Mesquita Omar Ibn Al-Khattab
CCBI-Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu

Instagram Mesquita Foz News: @mesquitafoznews

Site: https://mesquitafoz.com.br/
Instagram:@mesquitafoz
Facebook: @MesquitaFoz
YouTube: @MesquitaFoz

Denise Paro

Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

Deixe um comentário