Sol e calor de esturricar, eis o outono em Foz. Foto Patrícia Iunovich

A boa notícia: tempo bom e quente no fim de semana. A má: vai continuar assim por muitos dias

Esqueça casacos, casaquinhos e casacões. Capriche na bermuda, no shorts e na camiseta. E não se esqueça de pagar a conta da luz, porque se a Copel cortar a energia, você não terá o conforto mínimo de um ventilador.

Dizem os meteorologistas que a partir desta sexta-feira, 9, uma frente fria chega ao Sul do Brasil vinda do Uruguai e Argentina. Mas se avançar além das terras gaúchas será via litorais de Santa Catarina e do Paraná. Aqui pra nós, nem brisa fresca.

Isso significa que o calor prosseguirá com vigor e empenho nos próximos dias. Aliás, há até previsão de algumas mínimas mais baixas, ali por 17, 16 graus. Mas não é unanimidade dos cinco sites que consultamos. Varia tanto a temperatura, em cada prognóstico, que é melhor deixar cheia a geladeira, com muita água gelada e gelo pra enfeitar todas as bebidas do mundo.

MÁXIMAS E MÍNIMAS

Você não acredita? Vamos lá, então, site por site:

Simepar: máximas de 33 graus nesta sexta, 9, 35 graus no sábado, 35 no domingo e na segunda-feira. Na terça, “refresca” para 29 graus. Mínimas: 20 graus na sexta, 22 no sábado e domingo, 20 na segunda e 22 na terça-feira. E por aí vai.

AccuWeather, aquele serviço meteorológico que “todo mundo” pode consultar no próprio celular: 3 vezes 33 graus, sesta, sábado e domingo. Daí, 31 na segunda e 32 na terça. E por aí vai. Mínimas: 23, 21, 20, 18 e 17 graus, respectivamente para cada dia de sexta a terça-feira, 13.

O Inmet é ainda mais cruel: máximas de 34 na sexta-feira, 36 no sábado, 35 no domingo e 34 na segunda-feira (previsão do Inmet termina aí). Mínimas: 20 graus na sexta e 24 no sábado, domingo e segunda-feira. Gostou?

O Climatempo, mais generoso, prevê: máximas de 33 na sexta, 34 no sábado, 33 no domingo e 28 na segunda e terça-feira. Mínimas: 21 graus na sexta e sábado, 20 no domingo, 16 na segunda e 14 na terça-feira. Avisamos: este site é gentil e nos deixa animados, pensando num outono um pouco menos caliente.

O CPTEC/Inpe, desta vez (normalmente, é cruel), tabela com o Climatempo. Nas máximas, 32 graus na sexta, 33 no sábado e domingo, 28 na segunda e 30 na terça-feira. Mínimas: 21 de sexta a domingo, 16 na segunda e 15 na terça-feira.

Veja que as temperaturas históricas de Foz oscilam entre a mínima de 18 e a máxima de 28 graus, ante 21 e 31 graus em março, por exemplo.

Uma piadinha pra quebrar o gelo entre nós. (Via Facebook)

CHUVA DOMINGUEIRA?

Parece haver, de fato, uma tendência a que as temperaturas mínimas baixem um pouco a partir de terça-feira, 23. Talvez a explicação esteja na previsão de chuva do Simepar. Um pouquinho por dia de domingo a terça-feira.

Já o AccuWeather vê chuva no ar a partir de quarta, 14. Também pouca coisa, inclusive nos dias seguintes. Na verdade, a previsão é de “algumas tempestades”.

Para o Climatempo, chove (pancadas) no domingo e na terça-feira. Para o CPTEC/Inpe, chuva só no domingo. E olhe lá! Coisa pouca.

Dias atrás, tinha previsão de chuva. E ela veio. Mas parecia que, lá das nuvens, alguém lançava a água de um conta-gotas. Não valeu!

CONCLUSÃO

Vamos chegar a meados de abril com tempo quente, seco e muito semelhante ao que foi o mesmo mês de 2020. Lembra? As Cataratas estavam com vazão muito baixa e o Rio Paraná deixava entrever quase todo o seu leito rochoso, ali nas imediações da Ponte da Amizade.

Se já não houvesse tanta constatação científica de que o clima mudou no mundo inteiro, Foz valeria como exemplo dessas alterações. Neste ano, já tivemos um janeiro com chuvas um pouco acima da média e um fevereiro com chuvas quatro vezes acima do normal. Veio março, sem as chuvas que fecham o verão. Mês seco, quase esturricado.

E abril segue os mesmos passos de março. Mesmo porque não tem “águas de abril” pra cantar. Só “chove, chuva”, mas não pra cantar sob a água que despenca, mas sim como pedido às nuvens.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ