A quinta-feira (16) começou com tempo nublado e dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a região de Foz do Iguaçu.
Leia também:
Cheia nas Cataratas: veja fotos incríveis do espetáculo das águas
O primeiro aviso (Alerta n.º 51.953) leva a cor amarela, que significa “perigo potencial”. De acordo com o Inmet, até as 23h59 de sexta-feira (17), há chances de fenômenos como chuva acima da média (até 50 milímetros por dia), ventos intensos e queda de granizo.
Já o Alerta n.º 51.954, na cor laranja (perigo), tem duração mais curta, até o fim da noite desta quinta. Entretanto, indica possibilidade de chuva intensa e ventos de até 100km/h, em um arco que engloba Foz do Iguaçu, Guaíra, Cascavel e cidades do Sudoeste.

ATUALIZAÇÃO — 13h03: Alerta n.º 51.959 emitido pelo Inmet, na cor laranja (perigo). De acordo com o aviso, Foz do Iguaçu e outras áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão ter chuva severa até as 23h59 de sexta-feira (17). Para saber mais, clique aqui.

O que dizem outros serviços?
De fato, o Simepar, serviço de meteorologia do Paraná, prevê que o período até sábado (18) deverá concentrar chuvas significativas na região fronteiriça.
No boletim atualizado às 8h, o Simepar projetava 16.2mm para esta quinta, 40mm para sexta e 36.8mm para sábado, com probabilidade de 97%. Já o domingo (19) deverá ter sol em Foz do Iguaçu e municípios vizinhos, com termômetros entre 15°C e 25°C.
Outras fontes consultadas pelo H2FOZ indicam panorama similar. O site Climatempo, por exemplo, prevê 17mm na quinta, 43mm na sexta e 40.2mm no sábado, com retorno do tempo firme no domingo.
Já a Metsul Meteorologia vê chuva concentrada, principalmente, na quinta e na sexta. Conforme a empresa gaúcha, há chances de 24.8mm nesta quinta, 32.4mm na sexta e apenas 6.1mm no sábado em Foz do Iguaçu.