Alerta laranja de frio: confira as mínimas para Foz do Iguaçu nos próximos dias

Precisa sair cedinho nos próximos dias? Prepare o agasalho! Imagem: Marcos Labanca
Siga a gente no

Segundo o Simepar, a terça-feira (17) deve ser o dia mais gelado desde o início do ano na Terra das Cataratas.

A chegada de uma grande massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas em Foz do Iguaçu e região fronteiriça pelos próximos dias, conforme apontam os principais serviços de meteorologia. Nesta segunda-feira (16), a mínima foi de 11,2°C na Terra das Cataratas. Para os próximos dias, a previsão é de termômetros abaixo dos 10°C.

Leia também: Simepar confirma temperatura mais baixa do ano em Foz do Iguaçu.

A terça-feira (17), inclusive, deve ser o dia mais frio desde o início do ano na Terra das Cataratas, com o Simepar projetando 6°C para o horário entre as 4h e as 7h. Para quarta (18), a mínima é de 7°C, com previsão de 11°C na manhã de quinta (19), 8°C na sexta (20), 9°C no sábado (21) e 11°C no domingo (22).

Gráfico: Simepar

Já serviços como Climatempo e Metsul projetam as seguintes temperaturas mínimas para Foz do Iguaçu nos próximos dias, conforme consulta feita às 8h25 do dia 16:
Terça-feira (17): 6°C (Climatempo) e 5°C (Metsul).
Quarta-feira (18): 7°C (Climatempo) e 5°C (Metsul).
Quinta-feira (19): 7°C (Climatempo e Metsul).
Sexta-feira (20): 8°C (Climatempo) e 6°C (Metsul).
Sábado (21): 5°C (Climatempo) e 7°C (Metsul).
Domingo (22): 5°C (Climatempo) e 9°C (Metsul).

Para a Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH), do Paraguai, a mínima em Ciudad del Este, do outro lado do Rio Paraná, deve ser de 8°C na terça e 6°C na quarta. O Serviço Meteorológico Nacional (SMN), da Argentina, por sua vez, projeta para Puerto Iguazú quadro de 5°C na terça, 8°C na quarta, 4°C na quinta e 3°C na sexta.

Diferenças à parte, todos os boletins coincidem no fato de que não há previsão de chuva para os próximos dias na Terra das Cataratas, com a máxima não devendo passar dos 21°C nas tardes fronteiriças.

Alerta Laranja

Devido à possibilidade de geadas em partes das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná (mas não em Foz do Iguaçu), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu “Alerta Laranja para Onda de Frio”, com vigência até as 23h59 de quarta-feira. O descritivo aponta: “Risco à saúde. Temperatura 5ºC abaixo da média por período de 03 até 05 dias.”

Gráfico: Inmet

Importante: em dias frios, a tendência no transporte público e locais de trabalho é fechar as janelas, aumentando o risco de transmissão de vírus respiratórios. Além de procurar manter a ventilação, uma dica para prevenir problemas é retomar, sempre que possível, o uso de máscaras de proteção.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->