Alerta para chuvas fortes na fronteira, prevê meteorologia

Imagem do satélite GOES16 às 7h30 desta segunda-feira (2). Fonte: Simepar.

Tempo deve permanecer chuvoso até quarta-feira (4), com queda nas temperaturas.

As chuvas que atingem Foz do Iguaçu e região de fronteira desde domingo (1º) devem continuar até quarta-feira (4). Para o período entre a tarde de segunda (2) e o fim da madrugada de terça (3), há possibilidade de granizo, raios e rajadas de vento, conforme alerta emitido pela Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH) do Paraguai.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A informação consta em boletim especial publicado pela DMH às 20h34 de domingo, com a área potencial de ocorrência dos fenômenos incluindo todo o arco fronteiriço entre Foz do Iguaçu e Guaíra. Como características pontuais, o órgão oficial de meteorologia do Paraguai prevê:

Chuvas: acumulado entre 60 e 90 milímetros.
Ventos: rajadas que podem chegar a 120km/h.
Raios: com alta frequência em toda a área.
Granizo: alta probabilidade de ocorrência, de maneira pontual.

Boletim especial emitido pela meteorologia do Paraguai.

Já a meteorologia argentina tem previsão similar para a província de Misiones. “As precipitações devem estar acompanhadas de descargas elétricas nas regiões Centro e Norte [Nota da redação: Puerto Iguazú fica no Norte da província], principalmente pela tarde”, descreve a Direção-Geral de Meteorologia e Prevenção de Riscos Naturais.

Do lado de cá, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu apenas Alerta Amarelo (perigo potencial) para uma ampla faixa que inclui as regiões Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná, todo o estado de Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul.

Região sob alerta amarelo para esta segunda-feira (2), segundo o Inmet.

Foz do Iguaçu

O Simepar, órgão responsável pela previsão do tempo no Paraná, aponta que Foz do Iguaçu terá dias chuvosos até quarta-feira.

A entrada de uma massa de ar frio deve fazer com que a temperatura caia ao longo da terça, com 21°C às 9h, 18°C às 12h, 16°C às 17h e 15°C no período noturno. Na quarta, as temperaturas oscilam entre 13°C e 16°C. De quinta (5) em diante, o Sol volta a aparecer, com mínima de 12°C e máxima de 23°C.

Gráfico: Simepar.

O site Climatempo, por sua vez, prevê mínima de 9°C para sexta (6) e sábado (7). Se confirmado, será o primeiro registro abaixo de 10°C na Terra das Cataratas na atual temporada de outono. A Somar Meteorologia, que alerta para um acumulado de até 76 milímetros de chuva entre segunda e quarta, também prevê 9°C para o fim de semana.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.