O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (30), alerta laranja (perigo) sobre riscos de temporal em parte da Região Sul do Brasil.
Leia também:
Sem água no calorão de domingo em Foz do Iguaçu? Veja o que diz a Sanepar
A área de cobertura inclui Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná, grande parte de Santa Catarina (exceto áreas próximas ao litoral) e cerca de 70% do Rio Grande do Sul.
O aviso de temporal entrou em vigor às 10h, com duração até a metade da manhã de segunda-feira (1.º), nas faixas marcadas em laranja no mapa.

De acordo com o Inmet, poderá ocorrer “chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia)”, bem como ventos intensos e eventual queda de granizo.
A formação de temporais está favorecida pela grande massa de ar quente presente sobre a região, que vem trazendo recordes para a estação. Foz do Iguaçu, por exemplo, está vivendo o dia mais quente da primavera de 2025, com 36°C às 14h.
Cabe recordar que os alertas emitidos pelo Inmet têm caráter preventivo e abrangem áreas extensas. Assim, é possível que os fenômenos atinjam apenas determinadas regiões, enquanto outras sequer tenham chuva ou ventania.
Ocorra o temporal ou não, os moradores de Foz do Iguaçu observarão mudança na segunda-feira, com o recuo das temperaturas.
Conforme o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, a máxima na segunda não passará dos 29°C, com prováveis pancadas de chuva à tarde.
Para conferir o alerta laranja do Inmet sobre temporal, na íntegra, clique aqui.

