Rádio Clube
H2FOZ
Início » Meteorologia » Semana começa com chuva em Foz do Iguaçu — saiba a previsão

Meteorologia

Tempo na fronteira

Semana começa com chuva em Foz do Iguaçu — saiba a previsão

Manhã de segunda-feira (8) iniciou com Alerta Amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com validade até as 10h.

2 min de leitura
Semana começa com chuva em Foz do Iguaçu — saiba a previsão
Tempo chuvoso na Avenida Brasil, principal artéria comercial de Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Quem saiu de casa por volta das 7h desta segunda-feira (8), em Foz do Iguaçu, encarou as primeiras chuvas do dia na região trinacional. Ao longo da jornada, o acumulado deverá chegar a 25 milímetros, conforme as previsões dos serviços meteorológicos.

Leia também:
PF reabrirá passagem na fronteira entre Brasil e Argentina

Publicidade

De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, o tempo instável na região trinacional continuará até o início da manhã de terça-feira (9). Na quarta (10) e na quinta (11), por outro lado, não há previsão de precipitações.

Para a sexta-feira (12), Foz do Iguaçu poderá ter temporal, com registro de até 81 milímetros de chuva. A projeção do volume para sexta, contudo, ainda passará por refinamento nos próximos dias.


Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, têm previsões similares, com eventuais temporais na segunda, na terça e na sexta. O boletim do Climatempo estima até 131mm para sexta, volume elevado para um único dia.

A Metsul Meteorologia cita 89mm para sexta em Foz do Iguaçu, com temperaturas entre 18°C e 22°C. Conforme a empresa gaúcha, o sábado (13) também poderá ter chuva na Terra das Cataratas, mas sem registro significativo.

Vazão das Cataratas do Iguaçu

Às 7h desta segunda-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 1.510 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal valor está dentro do valor de referência para o trecho do rio em Foz do Iguaçu, de 1.500m³/s.

Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de redução. Conforme o monitoramento, o pico do atual ciclo ocorreu às 21h de domingo (7), com 2.010m³/s.

Vazão em Foz do Iguaçu.
Vazão das Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

Por outro lado, na estação Porto Capanema, localizada águas acima de Foz do Iguaçu, a vazão voltou a subir durante a madrugada. Às 4h, o fluxo chegou a 2.340m³/s. Às 7h, recuou para 2.150m³/s.

A água que passa por Capanema costuma demorar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.