O amanhecer desta quarta-feira: como ontem, nada indica um temporal. Mas... Foto: Patrícia Iunovich

De alerta laranja para amarelo, Foz ainda na rota das tempestades, nesta quarta, 13

Veja como é a meteorologia, uma ciência totalmente baseada em… probabilidades. O que é lógico. Mas o problema é que de um para outro serviço há mudança radical na previsão.

Afinal, vai ter tempestade em Foz do Iguaçu, nesta quarta (13), ou a possibilidade de chuva é de 0%? Quem prevê tempestade é o Inmet, que na terça acertou em cheio. Zero chuva é a aposta do Simepar. Nesta, o Simepar está sozinho.

Primeiro, o alerta. Na terça, era laranja, com grau de “perigo”. E foi o que aconteceu: enxurradas provocaram danos e muito susto, tanto em Foz do Iguaçu como na vizinha Ciudad del Este.

Nesta quarta, o alerta diminuiu para a cor amarela, com grau de severidade considerado de “perigo potencial”. O alerta vale das 15h até as 12h01 de quinta-feira, 14.

O que pode acontecer? Entre 20 e 30 milímetros de chuva por hora ou até 50 milímetros por dia (ontem, choveu 60 milímetros em meia hora); ventos intensos, entre 40 e 60 km por hora (ontem, velocidade foi de 40 km por hora); e queda de granizo (ontem, nada).

Há “baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”. Ontem, nem é preciso lembrar, a cidade alagou.

Então, cuidado. Se estiver chovendo forte, procure abrigo e não se desloque de carro pelas avenidas de Foz. Além de alagamentos, há também risco, embora não muito alto, de queda de galhos sobre você e o carro.

OUTRAS PREVISÕES

Tirando o Simepar, que não vê nos céus nenhum risco de chover hoje, o AccuWeather reproduz o alerta do Inmet e, por sua vez, arrisca prever temporais em parte da região de Foz.

Para o Climatempo, haverá “pancadas de chuva à tarde e à noite”. E o CPTEC/Inpe, finalmente, prevê “pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora”. Mais ou menos o que diz o Inmet.

Fique de olho no tempo. Pode ser bom para a saúde do corpo e financeira, também.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ