A água jorrando num jardim interno do Centro Executivo de Itaipu, na Vila A, dá uma ideia do que foi o aguaceiro de quarta-feira. Foto Patrícia Iunovich

Depois da tempestade, vem a bonança? Sim, mas também mais chuva!

O Inmet, que havia divulgado alerta laranja (“perigo”) para temporal em Foz do Iguaçu, na quarta-feira (16), diminuiu o risco, nesta quinta-feira, 17,  para alerta amarelo (“perigo potencial”). É acompanhado nesta previsão de temporal pelo CPTEC/Inpe e pelo AccuWeather.

Já o Climatempo prevê “períodos de nublado, com chuva a qualquer hora”, enquanto o Simepar divulga céu limpo, com zero possibilidade de chuva.

São 4×1 a favor da chuva, portanto. Como até o Inmet diminuiu o risco potencial, pode chover, mas sem alagar tudo, como ocorreu ontem.

A possibilidade de chuva, embora varie de serviço para serviço, permanece pelos próximos dias.

Confira:

Simepar: boa probabilidade de chuva nesta sexta, 18, e no domingo. E altíssima chance de chover na segunda. Mas será chuva apenas razoável, de menos de 10 milímetros em cada um dos três dias. Sábado será de sol. Temperaturas máximas entre 30 e 37 graus (esta, no sábado).

AccuWeather: a probabilidade de trovoadas, de hoje a sábado, é mais forte do que a chance de chover (que gira em torno de 40%, nesta quinta, 57%, na sexta, e 46%, no sábado). Mas, no domingo, vem “aguaceiro intenso” (67% de probabilidade). E, na segunda, há 83% de possibilidade de chover.

Climatempo: para esse serviço, é alta a probabilidade de chover nesta quinta (80%) e na sexta (67%). E muito mais elevada no sábado, domingo e segunda (90% nos três dias).

Inmet: é o que divulga alerta amarelo para temporal, pra esta quinta. Na sexta, “encoberto com chuvisco”; no sábado, “nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas”; idem para o domingo. Na segunda-feira, “encoberto com chuvisco”.

CPTEC/Inpe: 80% de possibilidade de chuva ainda nesta quinta-feira. Sem percentuais, previsão é de pancadas de chuva`a partir da tarde, na sexta; pancadas de chuva no sábado; e nublado tanto no domingo quanto na segunda-feira.

CONCLUSÃO

Imagem: Pixabay

É difícil se apostar em um terreno acidentado como a previsão do tempo, quando os serviços se baseiam em possibilidades altas ou baixas de ocorrer qualquer fenômeno.

Mas, novamente, os indícios são mesmo de que o tempo não ficará firme nos próximos dias.

Quase com certeza chove na sexta-feira e, muito provavelmente, no domingo, embora o CPTEC/Inpe seja o único a prever tempo nublado. De nublado a chuvoso é um passinho.

Olhando o tempo agora, dá a impressão de que o Simepar já errou: o céu claro do início da manhã já foi encoberto por nuvens. Dá pra apostar em chuva. Chuvarada? Pode ser, mas menos intensa que a de ontem.

Pelo menos esta é a torcida, principalmente de quem teve a casa alagada.

 

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ