O sábado (11) começou ensolarado em Foz do Iguaçu, mas as condições do tempo deverão mudar de forma significativa nas próximas horas.
Leia também:
Nossa Senhora Aparecida: santuário em Itaipulândia recebe devotos
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico está redirecionando os ventos e trazendo riscos de eventos extremos em partes do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.
A região de Foz do Iguaçu, por exemplo, está incluída em dois alertas emitidos pelo Inmet, ambos na cor laranja. Um alerta laranja significa perigo, com chances de chuva e ventos acima da média para o período de vigência.

O primeiro aviso, o Alerta n.º 51.911, entrará em vigor já às 21h deste sábado, com duração até as 23h59 de domingo (12). Já o aviso seguinte, o Alerta n.º 51.912, começará às 12h de domingo e seguirá até as 10h de segunda-feira (13).
Nos dois casos, o Inmet projeta chuvas, ventos e chances de granizo para Foz do Iguaçu e municípios do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e parte do Mato Grosso do Sul.
As precipitações poderão atingir de “30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia”, acompanhadas por ventos intensos, “de 60 a 100 quilômetros por hora”.
Assim, o Inmet cita “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”. Recomenda, como prevenção, tirar aparelhos elétricos das tomadas e procurar abrigos seguros.
Contatos úteis em Foz do Iguaçu
Em Foz do Iguaçu, caso o mau tempo realmente se confirme, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199. A lista de contatos úteis inclui o Corpo de Bombeiros (193) e a Companhia Paranaense de Energia (0800 51 00 116).