Entre erros e acertos, como fica o tempo no fim de semana?

A chuva de quinta-feira foi acerto coletivo dos meteorologistas. Mas agora eles se dividem.

Apoie! Siga-nos no Google News

A chuva de quinta-feira foi acerto coletivo dos meteorologistas. Mas agora eles se dividem.

Choveu na quinta-feira, 27, como previam todos os serviços de meteorologia. Unanimidade total.

Mas não choveu tanto quanto previam o Inmet (alerta laranja para chuvarada) e o Sistema Faep (“chuvas intensas”).

Era também quase unânime a previsão sobre uma queda na temperatura. É como se o inferno tivesse fechado a fornalha, mas ainda assim com frestas por onde escapa algum calor meio incômodo.

Mas não dá pra reclamar. Depois de sensações térmicas acima de 45 graus, estamos com temperatura de 22,9 graus (às 9h45, conforme o site do Simepar) e sensação térmica de 22 graus.

E se antes não era unanimidade, agora os meteorologistas se acertaram e todos os serviços apontam máxima, para esta sexta-feira, variando entre 24° (Simepar), 26° (Sistema Faep), 28° (Climatempo) e 29° (AccuWeather, Inmet e CPTEC/Inpe.

Pelo menos 10° menos do que as temperaturas que vínhamos enfrentando até a quinta-feira, quando choveu de forma tranquila, com poucos trovões como ruídos ao fundo.

MAS E O FIM DE SEMANA?

No título, a gente dizia que iria ver o que dizem os meteorologistas sobre o final de semana, em Foz do Iguaçu.

Primeiro, o restante desta sexta-feira: chuva fraca, isolada, está na previsão do Inmet, Simepar, Climatempo e Sistema Faep. Não chove pro AccuWeather e pro CPTEC/Inpe.

Novo desacordo pro sábado: Inmet, Climatempo, AccuWeather e Sistema Faep (chance de apenas 40%) veem possibilidade de chuva. Mas será tempo aberto de acordo com o Simepar e o CPTEC/Inpe.

Volta a unanimidade em relação à temperatura: sábado não terá mais de 30°. Máxima pode ser de 25° (Inmet), 27° (Simepar e Climatempo), 28° (AccuWeather) ou 29° (CPTEC/Inpe e Sistema Faep).

DOMINGÃO

Pro domingão, “todo mundo” diz que será ensolarado ou no máximo com “muitas nuvens”. Mas na temperatura não tem muito acerto: dois serviços (Simepar e CPTEC/Inpe dizem que chega ou passa dos 30°). Pros outros, pode ficar entre 27 e 29 graus.

Com exceção do Sistema Faep e do CPTEC/Inpe, todos os outros preveem que a semana começa “calorosa”, com máxima que pode chegar a 35°. Na segunda e nos dias seguintes.

Ao contrário de previsões anteriores, semana deverá ser quente e, pra variar, com pouca chuva. Quase nada. Isso significa que janeiro termina quase como começou; e fevereiro pode imitar janeiro, pra nosso azar.

TEMPO IDEAL

Se fosse possível tornar realidade as previsões, o tempo ideal para Foz do Iguaçu deveria ter, de hoje até o dia 6, por exemplo, as temperaturas previstas pelo Sistema Faep (no primeiro quadro) e as chuvas que constam no prognóstico do Simepar. Mistura perfeita. Temperaturas que não passam de 29 grau e seis dias de chuvas, a contar desta sexta.

Sistema Faep

Simepar

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.