A cara de inverno volta a se refletir nas temperaturas. Foto Patrícia Iunovich

Esqueça o calorão. Mínima não passa de 14 graus, nesta quinta

Há meteorologistas que derrubam a temperatura para 11 graus. Fim do “veranico“.

Até as 18h desta quarta-feira, 25, não se confirmou a previsão do Inmet, que incluiu Foz do Iguaçu num mapa onde podem ocorrer temporais. Mas o alerta vale até a meia-noite.

Chova ou não hoje, pra amanhã, quinta-feira, a chuva está garantida. Nenhum meteorologista duvida. E até gente leiga põe fé.

Simepar, AccuWeather, CPTEC/Inpe, Climatempo, Tempo Agora e Inmet apostam todas as fichas na chuva que a frente fria está trazendo.

E não só chuva. As temperaturas mínima e máxima vão cair bastante. Aliás, já nesta quarta não se confirmou a tendência de máxima acima dos 30 graus. Neste momento, está em 21 graus.

A mínima, que hoje esteve perto dos 20 graus, vai despencar para 11 graus (AccuWeather) ou 13 graus (CPTEC/Inpe e Inmet). Ou, ainda, pra 14 graus (Simepar, Tempo Agora e Climatempo). É só escolher.

Mas, comparação à parte, fica registrada a tendência de queda. Não há previsão de máximas acima dos 30 graus pelo menos por uns 10 dias. O “veranico” se foi. Volta o inverno, mas menos rigoroso.

E A CHUVA?

Este período seco vai ser apenas amenizado. Para o Simepar, depois desta quinta, só chove novamente no dia 4 de setembro.

O AccuWeather antecipa a chuva pra 3 de setembro.

Mas Climatempo, Inmet e Tempo Agora dizem que chove também neste final de semana, nos dois dias. Depois, esqueça.

O CPTEC/Inpe só faz previsão numérica. Isto é, indica a possibilidade de chuva em percentagem. Pra esta quinta, é elevada – 90% de chances. E volta a ficar alta, mas menos (70%), no sábado, domingo e segunda-feira.

Só na outra sexta-feira, dia 3, a possibilidade volta a subir para 90%.

Dá pra concluir: enquanto houver inverno, haverá secura. É torcer para que no dia 22 de setembro, com a entrada da primavera, a situação mude.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 991 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.