As férias escolares de julho chegaram, e famílias brasileiras, argentinas e paraguaias já estão a caminho da região trinacional. Em Foz do Iguaçu, os primeiros dias do descanso escolar terão tempo firme e temperaturas com cara de outono.
Leia também:
Parque Nacional do Iguaçu amplia horários e atrativos para as férias de julho
De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, há chances de chuvas apenas na quinta-feira (17), com sol nos demais dias. Já os termômetros dificilmente terão registros abaixo dos 10°C, com máximas na faixa dos 25°C.
Mesmo a chuva prevista para quinta tende a ser fraca e passageira, com acumulado de apenas 1.7 milímetro. Conforme o Simepar, após junho ter trazido chuvas acima da média, julho terá tempo predominantemente seco na região de Foz do Iguaçu.
Já o site Climatempo também prevê “pancadas de chuva” somente para quinta-feira, com sol entre nuvens nas demais jornadas. O boletim indica ocasionais episódios de nevoeiro pelas manhãs, com termômetros entre 13°C e 27°C no período.
A Metsul Meteorologia traz informação similar, com projeção de chuva fraca para quinta-feira em Foz do Iguaçu (4.8mm) e estabilidade nos demais dias. As condições do tempo, portanto, estarão ideais para passeios ao ar livre.
Vazão das Cataratas do Iguaçu
Às 8h desta sexta-feira (11), a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 1.250 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de 20% abaixo do referencial padrão de 1.500m³/s em Foz do Iguaçu.

Para as próximas horas, de acordo com o monitoramento da Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de redução. O pico do atual ciclo, conforme a tabela, ocorreu às 20h de quinta (10), com 1.860m³/s.
Por outro lado, na estação Porto Capanema, localizada águas acima de Foz do Iguaçu, o Rio Iguaçu alcançou 2.010m³/s durante a madrugada. Tal volume deverá começar a chegar às Cataratas entre a tarde e a noite desta sexta.