A sexta-feira (9) começou com muito calor em Foz do Iguaçu, com termômetros apontando 28°C já às 8h. À tarde, a sensação térmica poderá chegar a patamar próximo aos 40°C, com predomínio de sol em toda a fronteira.
Leia também:
Alta visitação reacende debate sobre filas no Parque Nacional do Iguaçu
Para o fim de semana, contudo, a meteorologia indica um panorama completamente diferente. De acordo com o Simepar, órgão oficial do Paraná, sábado (10) e domingo (11) serão chuvosos, com acumulados de 46.5 milímetros e 19.3mm respectivamente.
De fato, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para o Paraná, partes de Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Foz do Iguaçu está incluída na área de cobertura do aviso, que cita chances de volumes de chuva acima da média e eventuais temporais. Para ver as recomendações dadas pelo Inmet, clique aqui.
Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, indicam temporal para sábado, com tempo severo até a madrugada de domingo. Para segunda-feira (12), sol entre nuvens em Foz do Iguaçu.
Por outro lado, a Metsul Meteorologia prevê volumes menores de precipitações para a região trinacional, com pouco mais de 17mm no fim de semana. As temperaturas, conforme a empresa gaúcha, oscilarão entre 19°C e 30°C.
Vazão das Cataratas do Iguaçu
Às 8h desta sexta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 1.320 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal registro equivale a cerca de 90% do referencial para o trecho do rio em Foz do Iguaçu, que gira em torno de 1.500m³/s.
Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de redução. Conforme o monitoramento, o pico do atual ciclo ocorreu às 23h da noite anterior, com a passagem de 1.890m³/s.

Já na estação Porto Capanema, localizada águas acima de Foz do Iguaçu, a vazão chegou a 2.380m³/s durante a madrugada, recuando para 1.980m³/s às 8h.
A água que passa por Capanema costuma demorar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.

