Rádio Clube
H2FOZ
Início » Meteorologia » Fim de semana terá chuva acima da média em Foz do Iguaçu

Meteorologia

Tempo na fronteira

Fim de semana terá chuva acima da média em Foz do Iguaçu

Meteorologia prevê sábado (10) e domingo (11) chuvosos, com projeção de até 65mm em Foz do Iguaçu e região fronteiriça.

2 min de leitura
Fim de semana terá chuva acima da média em Foz do Iguaçu
Tempo instável na área central de Foz do Iguaçu. Foto: Guilherme Wojciechowski/H2FOZ
Google News iconSiga-nos no Google News

A sexta-feira (9) começou com muito calor em Foz do Iguaçu, com termômetros apontando 28°C já às 8h. À tarde, a sensação térmica poderá chegar a patamar próximo aos 40°C, com predomínio de sol em toda a fronteira.

Leia também:
Alta visitação reacende debate sobre filas no Parque Nacional do Iguaçu

Publicidade

Para o fim de semana, contudo, a meteorologia indica um panorama completamente diferente. De acordo com o Simepar, órgão oficial do Paraná, sábado (10) e domingo (11) serão chuvosos, com acumulados de 46.5 milímetros e 19.3mm respectivamente.

De fato, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para o Paraná, partes de Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.


Foz do Iguaçu está incluída na área de cobertura do aviso, que cita chances de volumes de chuva acima da média e eventuais temporais. Para ver as recomendações dadas pelo Inmet, clique aqui.

Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, indicam temporal para sábado, com tempo severo até a madrugada de domingo. Para segunda-feira (12), sol entre nuvens em Foz do Iguaçu.

Por outro lado, a Metsul Meteorologia prevê volumes menores de precipitações para a região trinacional, com pouco mais de 17mm no fim de semana. As temperaturas, conforme a empresa gaúcha, oscilarão entre 19°C e 30°C.

Vazão das Cataratas do Iguaçu

Às 8h desta sexta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 1.320 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal registro equivale a cerca de 90% do referencial para o trecho do rio em Foz do Iguaçu, que gira em torno de 1.500m³/s.

Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de redução. Conforme o monitoramento, o pico do atual ciclo ocorreu às 23h da noite anterior, com a passagem de 1.890m³/s.

Vazão em Foz do Iguaçu
Vazão das Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

Já na estação Porto Capanema, localizada águas acima de Foz do Iguaçu, a vazão chegou a 2.380m³/s durante a madrugada, recuando para 1.980m³/s às 8h.

A água que passa por Capanema costuma demorar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário