O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (27), o Alerta n.º 51.130, na cor laranja (perigo). Foz do Iguaçu e municípios vizinhos estão na área de abrangência do aviso.
Leia também:
Decisão do governo da Argentina pode favorecer comércio de Foz
De acordo com o Inmet, o alerta permanecerá em vigor até as 22h deste domingo, podendo ser prorrogado em caso de necessidade.

Além da região de Foz do Iguaçu, o aviso engloba grande parte do Paraná (exceto Curitiba e litoral), bem como o Oeste de Santa Catarina e o Sul do Mato Grosso do Sul.
Como riscos potenciais, o Inmet cita chuva acima da média (entre 30 e 60 milímetros/hora ou 50 e 100 milímetros/dia), ventos intensos e queda de granizo, podendo resultar em “corte de energia elétrica, estragos de plantações, queda de árvores e alagamentos”.
O órgão recomenda a quem mora em Foz do Iguaçu e demais áreas monitoradas retirar aparelhos elétricos da tomada e evitar exposição às intempéries.
Em caso de necessidade, a Defesa Civil atende pelo telefone 199 em Foz do Iguaçu. A lista de contatos úteis inclui o Corpo de Bombeiros (193) e a Companhia Paranaense de Energia (0800 51 00 116).
De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, a maior concentração de chuva em Foz do Iguaçu está prevista para o período da tarde.
Para segunda-feira (28), o boletim do Simepar indica sol entre nuvens, com termômetros entre 13°C e 18°C. Terça (29) e quarta (30), com tempo ensolarado, poderão ter mínimas na faixa dos 10°C na Terra das Cataratas.