Foz do Iguaçu poderá ter chuva acima da média, rajadas de vento e eventual queda de granizo nesta sexta-feira (12). É o que indica o Alerta n.º 52.523, na cor laranja (perigo), emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia também:
Perimetral de Foz ainda não tem condições de trânsito, dizem PRF e DNIT
De acordo com o Inmet, o aviso entrará em vigor à meia-noite de sexta-feira, com vigência até as 23h59. A área de cobertura engloba cerca de 80% do território do Paraná, bem como as regiões Oeste e Noroeste de Santa Catarina.
Conforme o Inmet, em áreas como a de Foz do Iguaçu, poderão ocorrer fenômenos como “chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos (de 60 a 100 quilômetros por hora) e queda de granizo”.

Assim, o fenômeno poderá acarretar riscos de “corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos”.
O Inmet recomenda à população de Foz do Iguaçu a adoção de medidas de precaução, como remover aparelhos elétricos das tomadas.
Além disso, em caso de rajadas de ventos, os moradores deverão evitar procurar abrigos próximos a árvores, torres de transmissão e placas de propaganda. As recomendações incluem, ademais, evitar a travessia de locais com grande acúmulo de água.
De fato, o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, projeta até 133.6 milímetros de chuva para Foz do Iguaçu, volume muito acima da média. O boletim do Simepar cita 96% de probabilidade de chuvas desde a madrugada na Terra das Cataratas.

