Precisou sair de casa usando manga comprida nessa segunda-feira (5) em Foz do Iguaçu? Não se lembra de já ter sentido frio em janeiro na Terra das Cataratas? Calma, você não está sozinho(a).
Leia também:
Semana começa com tempo fresco em Foz do Iguaçu — veja a previsão
De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, os 12.3°C reportados no início da manhã de ontem representaram a menor temperatura já registrada na estação meteorológica da cidade para janeiro.
Além de Foz do Iguaçu, houve recorde de frio para o mês nas estações de General Carneiro (5.6°C), Palmas (8.4°C) e Clevelândia (9.3°C).
Outras estações com mínimas inéditas para o primeiro mês do ano foram as de Capanema (11.3°C), Pato Branco (11.6°C) e Cascavel (11.9°C), ademais de Cruzeiro do Iguaçu (13.3°C), Candói (14.3°C), Umuarama (14.8°C) e Altônia (15.7°C).
Assim como Foz do Iguaçu, todas as cidades ficam entre as regiões Noroeste e Sul do Paraná, mostrando a área de maior incidência do fenômeno.
Em Foz do Iguaçu, os moradores perceberam, nitidamente, a influência do vento gelado vindo da Argentina. Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar, explicou o fenômeno que provocou a substituição do ar mais aquecido típico da estação.
“Isso decorre do avanço de uma massa de ar mais frio que veio na retaguarda de uma frente fria que se deslocou ao longo do final de semana pelo oceano na altura do Paraná”, detalhou Furlan.
“Essa massa de ar mais frio, também um pouco mais seco, traz no interior do estado predomínio de tempo estável”, complementou.
Já para esta terça-feira (6), porém, Foz do Iguaçu deverá ter temperaturas mais típicas da estação, com mínima de 22°C pela manhã. O Simepar prevê tempo firme até quinta (8), com registro de chuvas entre sexta (9) e domingo (11).

